Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO IMAGÉTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97524
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3824
    "inscrito_id" => 15187
    "titulo" => "LETRAMENTO IMAGÉTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS"
    "resumo" => "A proposta de pesquisa para esse estudo prevê iniciar o desenvolvimento do letramento imagético na Educação Infantil. Os principais referenciais teóricos dessa pesquisa encontram-se na abordagem triangular defendida por Ana Mae Barbosa, a qual se organiza com base na triangulação do contextualizar a arte, na leitura/apreciação da arte e no fazer artístico. Entendemos que as imagens são carregadas de significados, assim vemos o quanto é importante educar o olhar, aprender a “ver arte”, para que seja possível extrair a essência, dialogar com a imagem, entender a mensagem, o conteúdo, para não sermos dominados por elas. Nesse sentido é lançado à educação um novo desafio, o de reconhecer o letramento imagético como elemento significativo para os processos educacionais. Por este motivo temos como objetivo contribuir para que as crianças da Educação Infantil possam iniciar o processo de letramento imagético a partir da experimentação e apreciação de imagens e como objetivos específico temos: refletir como as crianças desenvolvem o processo de leitura de imagens e compreensão de suas mensagens; entender a influência e o impacto do letramento imagético na Educação Infantil; analisar o processo de ensino-aprendizagem por meio do letramento imagético na Educação Infantil. Diante deste contexto temos como questionamento: Como o letramento imagético nas aulas de Artes pode despertar o senso crítico de crianças do Infantil II? Na intenção de responder a essa inquietação, propõe-se, com esta pesquisa compreender as entrelinhas desse complexo processo de estruturação do letramento imagético na Educação Infantil, bem como de iniciar um processo de educação emancipadora e transformadora ainda na primeira etapa da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15187_TB3824_09112023102010.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA MARIA ALVES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "DIANA"
    "autor_email" => "diana.maria.d95@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97524
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3824
    "inscrito_id" => 15187
    "titulo" => "LETRAMENTO IMAGÉTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS"
    "resumo" => "A proposta de pesquisa para esse estudo prevê iniciar o desenvolvimento do letramento imagético na Educação Infantil. Os principais referenciais teóricos dessa pesquisa encontram-se na abordagem triangular defendida por Ana Mae Barbosa, a qual se organiza com base na triangulação do contextualizar a arte, na leitura/apreciação da arte e no fazer artístico. Entendemos que as imagens são carregadas de significados, assim vemos o quanto é importante educar o olhar, aprender a “ver arte”, para que seja possível extrair a essência, dialogar com a imagem, entender a mensagem, o conteúdo, para não sermos dominados por elas. Nesse sentido é lançado à educação um novo desafio, o de reconhecer o letramento imagético como elemento significativo para os processos educacionais. Por este motivo temos como objetivo contribuir para que as crianças da Educação Infantil possam iniciar o processo de letramento imagético a partir da experimentação e apreciação de imagens e como objetivos específico temos: refletir como as crianças desenvolvem o processo de leitura de imagens e compreensão de suas mensagens; entender a influência e o impacto do letramento imagético na Educação Infantil; analisar o processo de ensino-aprendizagem por meio do letramento imagético na Educação Infantil. Diante deste contexto temos como questionamento: Como o letramento imagético nas aulas de Artes pode despertar o senso crítico de crianças do Infantil II? Na intenção de responder a essa inquietação, propõe-se, com esta pesquisa compreender as entrelinhas desse complexo processo de estruturação do letramento imagético na Educação Infantil, bem como de iniciar um processo de educação emancipadora e transformadora ainda na primeira etapa da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15187_TB3824_09112023102010.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA MARIA ALVES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "DIANA"
    "autor_email" => "diana.maria.d95@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A proposta de pesquisa para esse estudo prevê iniciar o desenvolvimento do letramento imagético na Educação Infantil. Os principais referenciais teóricos dessa pesquisa encontram-se na abordagem triangular defendida por Ana Mae Barbosa, a qual se organiza com base na triangulação do contextualizar a arte, na leitura/apreciação da arte e no fazer artístico. Entendemos que as imagens são carregadas de significados, assim vemos o quanto é importante educar o olhar, aprender a “ver arte”, para que seja possível extrair a essência, dialogar com a imagem, entender a mensagem, o conteúdo, para não sermos dominados por elas. Nesse sentido é lançado à educação um novo desafio, o de reconhecer o letramento imagético como elemento significativo para os processos educacionais. Por este motivo temos como objetivo contribuir para que as crianças da Educação Infantil possam iniciar o processo de letramento imagético a partir da experimentação e apreciação de imagens e como objetivos específico temos: refletir como as crianças desenvolvem o processo de leitura de imagens e compreensão de suas mensagens; entender a influência e o impacto do letramento imagético na Educação Infantil; analisar o processo de ensino-aprendizagem por meio do letramento imagético na Educação Infantil. Diante deste contexto temos como questionamento: Como o letramento imagético nas aulas de Artes pode despertar o senso crítico de crianças do Infantil II? Na intenção de responder a essa inquietação, propõe-se, com esta pesquisa compreender as entrelinhas desse complexo processo de estruturação do letramento imagético na Educação Infantil, bem como de iniciar um processo de educação emancipadora e transformadora ainda na primeira etapa da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.