A proposta de pesquisa para esse estudo prevê iniciar o desenvolvimento do letramento imagético na Educação Infantil. Os principais referenciais teóricos dessa pesquisa encontram-se na abordagem triangular defendida por Ana Mae Barbosa, a qual se organiza com base na triangulação do contextualizar a arte, na leitura/apreciação da arte e no fazer artístico. Entendemos que as imagens são carregadas de significados, assim vemos o quanto é importante educar o olhar, aprender a “ver arte”, para que seja possível extrair a essência, dialogar com a imagem, entender a mensagem, o conteúdo, para não sermos dominados por elas. Nesse sentido é lançado à educação um novo desafio, o de reconhecer o letramento imagético como elemento significativo para os processos educacionais. Por este motivo temos como objetivo contribuir para que as crianças da Educação Infantil possam iniciar o processo de letramento imagético a partir da experimentação e apreciação de imagens e como objetivos específico temos: refletir como as crianças desenvolvem o processo de leitura de imagens e compreensão de suas mensagens; entender a influência e o impacto do letramento imagético na Educação Infantil; analisar o processo de ensino-aprendizagem por meio do letramento imagético na Educação Infantil. Diante deste contexto temos como questionamento: Como o letramento imagético nas aulas de Artes pode despertar o senso crítico de crianças do Infantil II? Na intenção de responder a essa inquietação, propõe-se, com esta pesquisa compreender as entrelinhas desse complexo processo de estruturação do letramento imagético na Educação Infantil, bem como de iniciar um processo de educação emancipadora e transformadora ainda na primeira etapa da educação básica.