Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR PROFESSORES DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI) DE UM MUNICÍPIO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98851
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5551
    "inscrito_id" => 20918
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR PROFESSORES DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI) DE UM MUNICÍPIO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da problemática da garantia do acesso e a permanência de todos na escola, incluindo os alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e transtorno de altas habilidades e superdotação. Desse modo, o trabalho promove discussões acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos(as) professores(as) do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de um município do semiárido nordestino, com o objetivo de identificar, compreender e analisar as práticas pedagógicas inclusivas. Esta análise ocorreu por intermédio de entrevista semi-estruturada, assim como a aplicabilidade da técnica shadowing (sombreamento), a qual contribuiu no processo de identificação dos indicadores de inclusão presentes no cotidiano escolar. A pesquisa está ancorada nos principais marcos político-legais da educação especial e inclusiva, como a Declaração de Salamanca, a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, utilizando autores como Stainback (1999), Góes e Laplane (2013), Mantoan (2003) e Padilha (2015) como referência. O procedimento metodológico caracteriza-se como uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Quanto à análise dos dados foi elaborada em consonância com as contribuições da Teoria Fundamentada, que identifica as categorias a partir dos dados da pesquisa. Os resultados revelam a compreensão dos(as) professores(as) acerca da temática da inclusão e educação inclusiva, a utilização de recursos didático-pedagógicos, a organização e funcionamento da gestão escolar e a colaboração com as práticas pedagógicas, outrossim, elucidam as necessidades e desafios na atuação profissional na perspectiva da educação inclusiva, bem como os interesses e curiosidades direcionados à temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20918_TB5551_20062023113126.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILA BRENDA BATISTA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LILA"
    "autor_email" => "lilabrenda84@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98851
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5551
    "inscrito_id" => 20918
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR PROFESSORES DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI) DE UM MUNICÍPIO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da problemática da garantia do acesso e a permanência de todos na escola, incluindo os alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e transtorno de altas habilidades e superdotação. Desse modo, o trabalho promove discussões acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos(as) professores(as) do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de um município do semiárido nordestino, com o objetivo de identificar, compreender e analisar as práticas pedagógicas inclusivas. Esta análise ocorreu por intermédio de entrevista semi-estruturada, assim como a aplicabilidade da técnica shadowing (sombreamento), a qual contribuiu no processo de identificação dos indicadores de inclusão presentes no cotidiano escolar. A pesquisa está ancorada nos principais marcos político-legais da educação especial e inclusiva, como a Declaração de Salamanca, a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, utilizando autores como Stainback (1999), Góes e Laplane (2013), Mantoan (2003) e Padilha (2015) como referência. O procedimento metodológico caracteriza-se como uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Quanto à análise dos dados foi elaborada em consonância com as contribuições da Teoria Fundamentada, que identifica as categorias a partir dos dados da pesquisa. Os resultados revelam a compreensão dos(as) professores(as) acerca da temática da inclusão e educação inclusiva, a utilização de recursos didático-pedagógicos, a organização e funcionamento da gestão escolar e a colaboração com as práticas pedagógicas, outrossim, elucidam as necessidades e desafios na atuação profissional na perspectiva da educação inclusiva, bem como os interesses e curiosidades direcionados à temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20918_TB5551_20062023113126.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILA BRENDA BATISTA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LILA"
    "autor_email" => "lilabrenda84@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da problemática da garantia do acesso e a permanência de todos na escola, incluindo os alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e transtorno de altas habilidades e superdotação. Desse modo, o trabalho promove discussões acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos(as) professores(as) do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de um município do semiárido nordestino, com o objetivo de identificar, compreender e analisar as práticas pedagógicas inclusivas. Esta análise ocorreu por intermédio de entrevista semi-estruturada, assim como a aplicabilidade da técnica shadowing (sombreamento), a qual contribuiu no processo de identificação dos indicadores de inclusão presentes no cotidiano escolar. A pesquisa está ancorada nos principais marcos político-legais da educação especial e inclusiva, como a Declaração de Salamanca, a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, utilizando autores como Stainback (1999), Góes e Laplane (2013), Mantoan (2003) e Padilha (2015) como referência. O procedimento metodológico caracteriza-se como uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Quanto à análise dos dados foi elaborada em consonância com as contribuições da Teoria Fundamentada, que identifica as categorias a partir dos dados da pesquisa. Os resultados revelam a compreensão dos(as) professores(as) acerca da temática da inclusão e educação inclusiva, a utilização de recursos didático-pedagógicos, a organização e funcionamento da gestão escolar e a colaboração com as práticas pedagógicas, outrossim, elucidam as necessidades e desafios na atuação profissional na perspectiva da educação inclusiva, bem como os interesses e curiosidades direcionados à temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.