Questionamentos oriundos da preparação das escolas para receber o Novo Ensino Médio, numa perspectiva que conecta os projetos de vida ao currículo, a preparação dos coordenadores pedagógicos para o trabalho curricular com os projetos de vida e sobre a clareza da legislação vigente para a implantação curricular, potencializam-se para transformar a escola num ambiente mais atrativo e significativo às juventudes que nela estão representadas. Nesta perspectiva, a intenção é que este livro traga elementos para a implantação de um currículo orientado pelos projetos de vida dos estudantes, podendo assim, contribuir para o cumprimento e compreensão da legislação vigente, incluindo orientações e diretrizes de âmbito nacional e fundamentadas em deliberações do Ministério de Educação e Cultura do país. Através da aplicação do instrumento de pesquisa; questionário, para 50 (cinquenta) coordenadores pedagógicos atuantes na modalidade do Novo Ensino Médio, em escolas de uma Instituição de Ensino particular, no Estado de São Paulo, verificou-se que dentre as respostas, 97% dos questionados já conseguem verificar que o currículo da escola em que atuam possui evidências para o desenvolvimento da pessoa humana, seu preparo para a cidadania e sua qualificação para o trabalho, sendo que a maioria dos coordenadores pedagógicos percebem o trabalho com os projetos de vida quando a escola realiza projetos extraclasses e palestras com profissionais oriundos do mundo do trabalho. Em posse dos resultados e apoiado em fundamentação teórica, este trabalho considera a necessidade pela elaboração de um projeto formativo ao público questionado, objetivando o fortalecimento da coordenação pedagógica na implantação dos currículos do Novo Ensino Médio, assim como na aceleração de ações formativas que perpetue em práticas docentes qualificadas.