Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM CURRÍCULO ESTRUTURADO NOS PROJETOS DE VIDA DOS ESTUDANTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100771 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8238 "inscrito_id" => 19147 "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM CURRÍCULO ESTRUTURADO NOS PROJETOS DE VIDA DOS ESTUDANTES" "resumo" => "Questionamentos oriundos da preparação das escolas para receber o Novo Ensino Médio, numa perspectiva que conecta os projetos de vida ao currículo, a preparação dos coordenadores pedagógicos para o trabalho curricular com os projetos de vida e sobre a clareza da legislação vigente para a implantação curricular, potencializam-se para transformar a escola num ambiente mais atrativo e significativo às juventudes que nela estão representadas. Nesta perspectiva, a intenção é que este livro traga elementos para a implantação de um currículo orientado pelos projetos de vida dos estudantes, podendo assim, contribuir para o cumprimento e compreensão da legislação vigente, incluindo orientações e diretrizes de âmbito nacional e fundamentadas em deliberações do Ministério de Educação e Cultura do país. Através da aplicação do instrumento de pesquisa; questionário, para 50 (cinquenta) coordenadores pedagógicos atuantes na modalidade do Novo Ensino Médio, em escolas de uma Instituição de Ensino particular, no Estado de São Paulo, verificou-se que dentre as respostas, 97% dos questionados já conseguem verificar que o currículo da escola em que atuam possui evidências para o desenvolvimento da pessoa humana, seu preparo para a cidadania e sua qualificação para o trabalho, sendo que a maioria dos coordenadores pedagógicos percebem o trabalho com os projetos de vida quando a escola realiza projetos extraclasses e palestras com profissionais oriundos do mundo do trabalho. Em posse dos resultados e apoiado em fundamentação teórica, este trabalho considera a necessidade pela elaboração de um projeto formativo ao público questionado, objetivando o fortalecimento da coordenação pedagógica na implantação dos currículos do Novo Ensino Médio, assim como na aceleração de ações formativas que perpetue em práticas docentes qualificadas.Questionamentos oriundos da preparação das escolas para receber o Novo Ensino Médio, numa perspectiva que conecta os projetos de vida ao currículo, a preparação" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19147_TB8238_11082023161734.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVY DANIELE GAVAZZI SANDIM" "autor_nome_curto" => "Ivy Daniele Gav" "autor_email" => "ivy.sandim@sesisp.org.br" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100771 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8238 "inscrito_id" => 19147 "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM CURRÍCULO ESTRUTURADO NOS PROJETOS DE VIDA DOS ESTUDANTES" "resumo" => "Questionamentos oriundos da preparação das escolas para receber o Novo Ensino Médio, numa perspectiva que conecta os projetos de vida ao currículo, a preparação dos coordenadores pedagógicos para o trabalho curricular com os projetos de vida e sobre a clareza da legislação vigente para a implantação curricular, potencializam-se para transformar a escola num ambiente mais atrativo e significativo às juventudes que nela estão representadas. Nesta perspectiva, a intenção é que este livro traga elementos para a implantação de um currículo orientado pelos projetos de vida dos estudantes, podendo assim, contribuir para o cumprimento e compreensão da legislação vigente, incluindo orientações e diretrizes de âmbito nacional e fundamentadas em deliberações do Ministério de Educação e Cultura do país. Através da aplicação do instrumento de pesquisa; questionário, para 50 (cinquenta) coordenadores pedagógicos atuantes na modalidade do Novo Ensino Médio, em escolas de uma Instituição de Ensino particular, no Estado de São Paulo, verificou-se que dentre as respostas, 97% dos questionados já conseguem verificar que o currículo da escola em que atuam possui evidências para o desenvolvimento da pessoa humana, seu preparo para a cidadania e sua qualificação para o trabalho, sendo que a maioria dos coordenadores pedagógicos percebem o trabalho com os projetos de vida quando a escola realiza projetos extraclasses e palestras com profissionais oriundos do mundo do trabalho. Em posse dos resultados e apoiado em fundamentação teórica, este trabalho considera a necessidade pela elaboração de um projeto formativo ao público questionado, objetivando o fortalecimento da coordenação pedagógica na implantação dos currículos do Novo Ensino Médio, assim como na aceleração de ações formativas que perpetue em práticas docentes qualificadas.Questionamentos oriundos da preparação das escolas para receber o Novo Ensino Médio, numa perspectiva que conecta os projetos de vida ao currículo, a preparação" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19147_TB8238_11082023161734.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVY DANIELE GAVAZZI SANDIM" "autor_nome_curto" => "Ivy Daniele Gav" "autor_email" => "ivy.sandim@sesisp.org.br" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Questionamentos oriundos da preparação das escolas para receber o Novo Ensino Médio, numa perspectiva que conecta os projetos de vida ao currículo, a preparação dos coordenadores pedagógicos para o trabalho curricular com os projetos de vida e sobre a clareza da legislação vigente para a implantação curricular, potencializam-se para transformar a escola num ambiente mais atrativo e significativo às juventudes que nela estão representadas. Nesta perspectiva, a intenção é que este livro traga elementos para a implantação de um currículo orientado pelos projetos de vida dos estudantes, podendo assim, contribuir para o cumprimento e compreensão da legislação vigente, incluindo orientações e diretrizes de âmbito nacional e fundamentadas em deliberações do Ministério de Educação e Cultura do país. Através da aplicação do instrumento de pesquisa; questionário, para 50 (cinquenta) coordenadores pedagógicos atuantes na modalidade do Novo Ensino Médio, em escolas de uma Instituição de Ensino particular, no Estado de São Paulo, verificou-se que dentre as respostas, 97% dos questionados já conseguem verificar que o currículo da escola em que atuam possui evidências para o desenvolvimento da pessoa humana, seu preparo para a cidadania e sua qualificação para o trabalho, sendo que a maioria dos coordenadores pedagógicos percebem o trabalho com os projetos de vida quando a escola realiza projetos extraclasses e palestras com profissionais oriundos do mundo do trabalho. Em posse dos resultados e apoiado em fundamentação teórica, este trabalho considera a necessidade pela elaboração de um projeto formativo ao público questionado, objetivando o fortalecimento da coordenação pedagógica na implantação dos currículos do Novo Ensino Médio, assim como na aceleração de ações formativas que perpetue em práticas docentes qualificadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.