O Programa Residência Pedagógica (PRP) consiste em proporcionar aos estudantes de licenciatura, intervenções docentes na escola, como forma de produção de saberes docentes experienciais para sua atuação futura como profissional. A Ginástica é um dos conteúdos da Educação Física Escolar, que aborda elementos da Cultura Corporal, composto por: Ginástica, Danças, Esportes, Jogos e Lutas. A Educação Física como componente curricular da escola tem como objetivo ampliar as experiências dos alunos para as demais manifestações da cultura corporal; a Ginástica, como uma destas manifestações, permite uma série de vivências e experiências corporais. o motivo da intervenção pedagógica no ensino da Ginástica de modo geral, justifica-se posto que este conceito, ainda está vinculado aos aspectos técnicos, visando portanto a intervenção em desenvolver a ginástica além da prática esportiva, contribuindo ao processo de aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho é analisar a intervenção pedagógica com a ginástica geral nas aulas de educação física na unidade escolar campo de estágio no âmbito do programa de residência pedagógica. Refere-se a um relato de experiência de caráter qualitativo, com análise dos relatos biográficos narrativos, desenvolvido pelos residentes da Licenciatura de Educação Física da UFPE/CAV na escola campo de estágio. As atividades pedagógicas foram realizadas nas turmas do Ensino Médio na Escola Estadual Olívia Carneiro, localizada na Cidade de Deus - PE, com a supervisão do preceptor. O entendimento da ginástica como conteúdo além do ambiente escolar, com o objetivo de promover bem estar físico, social e psíquico, como processo humanizador e direcionando os conhecimentos para a ampliação do entendimento do conteúdo. constituindo a quebra de paradigmas de ginástica como saúde individual e coletiva da população, para uma busca da auto superação pessoal sem a finalidade competitiva, mas para valorização dos estudantes como sujeitos protagonistas, felizes e autônomos no processo de aprendizagem e construção do conhecimento coletivo.