O presente texto objetiva apresentar reflexões acerca da importância da ludicidade no contexto da educação especial e inclusiva no Brasil. A ludicidade é uma das ferramentas mais importantes para o trabalho com pessoas com deficiência no País, pois pode ser utilizada como uma estratégia para tornar o processo educativo mais divertido, prazeroso e eficiente para as crianças. As atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras, teatro, música, artes e esportes, podem ser adaptadas às necessidades e habilidades de cada criança, estimulando seu desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social. Além disso, as atividades lúdicas podem ser utilizadas para trabalhar diversas habilidades, como a comunicação, a socialização, a concentração, a criatividade, a coordenação motora e a autonomia. Este texto traz como metodologia a pesquisa bibliográfica na modalidade de um ensaio teórico. A ludicidade também pode ajudar a reduzir o estigma e a exclusão social das crianças com necessidades especiais, proporcionando um ambiente de inclusão e respeito às diferenças. Quando as crianças são convidadas a participar de atividades lúdicas em grupo, elas podem aprender a conviver com as diferenças, a respeitar o outro e a se colocar no lugar do outro. Portanto, a ludicidade é uma importante ferramenta na educação especial e inclusiva no Brasil, pois pode contribuir para o desenvolvimento integral das crianças com necessidades especiais e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.