AVELINO, Daniel De Lima et al.. O pibid como ferramenta na formação do professor. Anais IV ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9817>. Acesso em: 19/11/2024 22:18
Resumo: O presente trabalho pretende abordar como o programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID se mostra e se efetiva como auxiliador e incentivador da formação tanto acadêmica quanto profissional do aluno de graduação, como este programa se coloca à disposição do graduando para que possa romper seus limites e perder seus medos da sala de aula e do que lhe espera para o futuro. A partir das experiências obtidas durante participações no programa mostrarei como o mesmo se torna de grande importância para o aluno que está disposto a adentrar no mundo educacional na condição de professor. Percebendo que a formação docente, que a universidade oferece, se torna muito mais rica e produtiva com o auxilio do programa, surgiu a eventual proposta de analisar esta importância e ajuda que nos é dada juntamente com as condições que nos são impostas. Para mostrar como realmente o programa é fundamental nesta formação buscamos saber primeiramente como se dá a formação do professor de modo que assim, analisando a formação, possamos estabelecer a finalidade e importância do PIBID. A formação do professor inicia-se no ofício através das experiências práticas. Seja qual for a formação recebida o professor cita em primeiro lugar a influência de sua formação prática que lhe fez adquirir o conhecimento do que é preciso fazer e de como fazê-lo ou seja toda formação se concretiza na experiência no ato de ministrar aula . Com isso nada mais importante que um programa deste nível para fundamentar esta formação. Assim, mostraremos a importância e contribuição do programa PIBID na formação acadêmica do professor, mostrando como realmente podemos ter uma iniciação docente com a ajuda das experiências e resultados adquiridos durante o tempo de participação.