A educação vem sendo desafiada constantemente por temas emergentes que possivelmente podem mudar o modo de vida da sociedade. Como proposta de compreensão e ação sobre tais mudanças, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC foi consignada como documento norteador do ensino no Brasil, a partir de vários debates promovidos em todo o país. Neste contexto, o presente trabalho trata de uma proposta de ensino integradora entre a matemática e a biologia, agregando conceitos e práticas inclusivas a alunos cegos, elaborada com base nos temas integradores previstos na BNCC. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de estudos acerca dos contributos teóricos definidos para a pesquisa, sendo o Ensino por Atividades Experimentais o percurso metodológico de ensino adotado. Como resultado, elaboramos uma questão integradora a partir de conhecimentos sobre áreas para alunos dos anos finais do ensino fundamental, a saber: Como encontrar uma maneira de calcular a área de regiões desmatadas, na forma de quadriláteros quaisquer, utilizando o Teorema de Pick? A proposta traz informações sobre o desmatamento no Brasil, seguida de um recorte que relaciona a área desmatada a regiões poligonais, capazes de serem representadas no geoplano. Foi construída uma atividade de experimentação utilizando uma ficha e o geoplano, adaptadas para deficientes visuais com o software Monet.