INTRODUÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA.
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10075 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 1009 "titulo" => "INTRODUÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA." "resumo" => "O ensino de química deve favorecer a formação de pessoas críticas, capazes de raciocinar, e de formular novos conceitos a partir do surgimento de novas idéias e não apenas futuros repetidores do conhecimento. O estudo da Química é, muitas vezes, encarado pelos alunos como algo abstrato e fora do seu alcance, pois os conteúdos são recheados de fórmulas, símbolos e teoria. Cabe a nós educadores buscar novas metodologias de ensino que possam favorecer a desmistificação da Ciência Química a relacionando-a de forma direta com o cotidiano do aluno. Neste sentido, o presente trabalho propõe como recurso auxiliar ao ensino de Química a introdução da experimentação em sala de aula através do uso de materiais alternativos, visando assim, despertar a curiosidade e o interesse dos educados para o estudo da ciência química. Foi aplicado um questionário em cada uma das turmas, umas das turmas tiveram aula expositiva com a introdução de matérias alternativa e a outra apenas a aula expositiva tradicional. Os resultados obtidos levaram a concluir que a experimentação é um método no qual apresenta como vantagens a possibilidade de unir a prática e teoria bem como de fácil acesso e o baixo custo, melhorando assim o método de ensino nas aulas de misturas e substâncias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, MATERIAIS ALTERNATIVOS, EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_18_10_2014_22_39_52_idinscrito_1009_9436ec240315c2c163c80e6ba33b2727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADILMA RAIMUNDO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "NADILMA" "autor_email" => "n.nadilma@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10075 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 1009 "titulo" => "INTRODUÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA." "resumo" => "O ensino de química deve favorecer a formação de pessoas críticas, capazes de raciocinar, e de formular novos conceitos a partir do surgimento de novas idéias e não apenas futuros repetidores do conhecimento. O estudo da Química é, muitas vezes, encarado pelos alunos como algo abstrato e fora do seu alcance, pois os conteúdos são recheados de fórmulas, símbolos e teoria. Cabe a nós educadores buscar novas metodologias de ensino que possam favorecer a desmistificação da Ciência Química a relacionando-a de forma direta com o cotidiano do aluno. Neste sentido, o presente trabalho propõe como recurso auxiliar ao ensino de Química a introdução da experimentação em sala de aula através do uso de materiais alternativos, visando assim, despertar a curiosidade e o interesse dos educados para o estudo da ciência química. Foi aplicado um questionário em cada uma das turmas, umas das turmas tiveram aula expositiva com a introdução de matérias alternativa e a outra apenas a aula expositiva tradicional. Os resultados obtidos levaram a concluir que a experimentação é um método no qual apresenta como vantagens a possibilidade de unir a prática e teoria bem como de fácil acesso e o baixo custo, melhorando assim o método de ensino nas aulas de misturas e substâncias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, MATERIAIS ALTERNATIVOS, EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_18_10_2014_22_39_52_idinscrito_1009_9436ec240315c2c163c80e6ba33b2727.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADILMA RAIMUNDO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "NADILMA" "autor_email" => "n.nadilma@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }