Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

INTRODUÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, MATERIAIS ALTERNATIVOS, EXPERIMENTAÇÃO Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
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Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O ensino de química deve favorecer a formação de pessoas críticas, capazes de raciocinar, e de formular novos conceitos a partir do surgimento de novas idéias e não apenas futuros repetidores do conhecimento. O estudo da Química é, muitas vezes, encarado pelos alunos como algo abstrato e fora do seu alcance, pois os conteúdos são recheados de fórmulas, símbolos e teoria. Cabe a nós educadores buscar novas metodologias de ensino que possam favorecer a desmistificação da Ciência Química a relacionando-a de forma direta com o cotidiano do aluno. Neste sentido, o presente trabalho propõe como recurso auxiliar ao ensino de Química a introdução da experimentação em sala de aula através do uso de materiais alternativos, visando assim, despertar a curiosidade e o interesse dos educados para o estudo da ciência química. Foi aplicado um questionário em cada uma das turmas, umas das turmas tiveram aula expositiva com a introdução de matérias alternativa e a outra apenas a aula expositiva tradicional. Os resultados obtidos levaram a concluir que a experimentação é um método no qual apresenta como vantagens a possibilidade de unir a prática e teoria bem como de fácil acesso e o baixo custo, melhorando assim o método de ensino nas aulas de misturas e substâncias.

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