O ensino de química deve favorecer a formação de pessoas críticas, capazes de raciocinar, e de formular novos conceitos a partir do surgimento de novas idéias e não apenas futuros repetidores do conhecimento. O estudo da Química é, muitas vezes, encarado pelos alunos como algo abstrato e fora do seu alcance, pois os conteúdos são recheados de fórmulas, símbolos e teoria. Cabe a nós educadores buscar novas metodologias de ensino que possam favorecer a desmistificação da Ciência Química a relacionando-a de forma direta com o cotidiano do aluno. Neste sentido, o presente trabalho propõe como recurso auxiliar ao ensino de Química a introdução da experimentação em sala de aula através do uso de materiais alternativos, visando assim, despertar a curiosidade e o interesse dos educados para o estudo da ciência química. Foi aplicado um questionário em cada uma das turmas, umas das turmas tiveram aula expositiva com a introdução de matérias alternativa e a outra apenas a aula expositiva tradicional. Os resultados obtidos levaram a concluir que a experimentação é um método no qual apresenta como vantagens a possibilidade de unir a prática e teoria bem como de fácil acesso e o baixo custo, melhorando assim o método de ensino nas aulas de misturas e substâncias.