O presente artigo aborda elementos da Pedagogia, Educação, Pedagogia em espaço escolar e atuação do pedagogo(a) na escola, dando ênfase a conceitos e referenciais teóricos por meio de uma pesquisa de revisão de literatura embasada em autores como Libâneo (1998), Libâneo (2001), Pimenta (2002), Sampaio (2002), Brasil (2006), Vila e Santos (2007), Amado (2016), Franco (2016), Freire (2016), Oliveira e Libâneo (2017), Ghiraldelli (2017), Franco (2021), Pereira (2021), Pryjma e Sá (2022), entre outros. Discorrendo sobre os seus saberes práticos e teóricos da educação, ressaltando as relações de ensino e aprendizagem, os aspectos históricos da educação e da pedagogia, destacando a configuração do curso superior de pedagogia e como se dá a atuação e a função do profissional pedagogo(a) no espaço escolar de ensino. Trazendo reflexões e a problematização emblemática sobre a compreensão da identidade do curso e do profissional pedagogo(a). A pesquisa tem como objetivo compreender como se configura a pedagogia no espaço educacional, buscando intentar como se dá a atuação do pedagogo(a) na escola e compreender a relevância do trabalho pedagógico em sala de aula. Os resultados demonstraram a importância da ampliação de discursos mais atuais sobre a estruturação do curso superior em pedagogia e da identidade do profissional formado na área, destacando a relevância da valorização profissional e do acompanhamento dos pais na vida escolar do aluno, ressaltando a importância do uso e da necessidade de recursos tecnológicos e metodológicos em auxílio ao fazer pedagógico do professor contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem.