A PEDAGOGIA E O PAPEL DO PEDAGOGO(A) NO AMBIENTE ESCOLAR: SEUS DILEMAS E DESAFIOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97200 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3378 "inscrito_id" => 11796 "titulo" => "A PEDAGOGIA E O PAPEL DO PEDAGOGO(A) NO AMBIENTE ESCOLAR: SEUS DILEMAS E DESAFIOS" "resumo" => "O presente artigo aborda elementos da Pedagogia, Educação, Pedagogia em espaço escolar e atuação do pedagogo(a) na escola, dando ênfase a conceitos e referenciais teóricos por meio de uma pesquisa de revisão de literatura embasada em autores como Libâneo (1998), Libâneo (2001), Pimenta (2002), Sampaio (2002), Brasil (2006), Vila e Santos (2007), Amado (2016), Franco (2016), Freire (2016), Oliveira e Libâneo (2017), Ghiraldelli (2017), Franco (2021), Pereira (2021), Pryjma e Sá (2022), entre outros. Discorrendo sobre os seus saberes práticos e teóricos da educação, ressaltando as relações de ensino e aprendizagem, os aspectos históricos da educação e da pedagogia, destacando a configuração do curso superior de pedagogia e como se dá a atuação e a função do profissional pedagogo(a) no espaço escolar de ensino. Trazendo reflexões e a problematização emblemática sobre a compreensão da identidade do curso e do profissional pedagogo(a). A pesquisa tem como objetivo compreender como se configura a pedagogia no espaço educacional, buscando intentar como se dá a atuação do pedagogo(a) na escola e compreender a relevância do trabalho pedagógico em sala de aula. Os resultados demonstraram a importância da ampliação de discursos mais atuais sobre a estruturação do curso superior em pedagogia e da identidade do profissional formado na área, destacando a relevância da valorização profissional e do acompanhamento dos pais na vida escolar do aluno, ressaltando a importância do uso e da necessidade de recursos tecnológicos e metodológicos em auxílio ao fazer pedagógico do professor contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581c4d1d1408_19122023132905.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 13:29:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLI DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Jamilli" "autor_email" => "jamillisilva609@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97200 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3378 "inscrito_id" => 11796 "titulo" => "A PEDAGOGIA E O PAPEL DO PEDAGOGO(A) NO AMBIENTE ESCOLAR: SEUS DILEMAS E DESAFIOS" "resumo" => "O presente artigo aborda elementos da Pedagogia, Educação, Pedagogia em espaço escolar e atuação do pedagogo(a) na escola, dando ênfase a conceitos e referenciais teóricos por meio de uma pesquisa de revisão de literatura embasada em autores como Libâneo (1998), Libâneo (2001), Pimenta (2002), Sampaio (2002), Brasil (2006), Vila e Santos (2007), Amado (2016), Franco (2016), Freire (2016), Oliveira e Libâneo (2017), Ghiraldelli (2017), Franco (2021), Pereira (2021), Pryjma e Sá (2022), entre outros. Discorrendo sobre os seus saberes práticos e teóricos da educação, ressaltando as relações de ensino e aprendizagem, os aspectos históricos da educação e da pedagogia, destacando a configuração do curso superior de pedagogia e como se dá a atuação e a função do profissional pedagogo(a) no espaço escolar de ensino. Trazendo reflexões e a problematização emblemática sobre a compreensão da identidade do curso e do profissional pedagogo(a). A pesquisa tem como objetivo compreender como se configura a pedagogia no espaço educacional, buscando intentar como se dá a atuação do pedagogo(a) na escola e compreender a relevância do trabalho pedagógico em sala de aula. Os resultados demonstraram a importância da ampliação de discursos mais atuais sobre a estruturação do curso superior em pedagogia e da identidade do profissional formado na área, destacando a relevância da valorização profissional e do acompanhamento dos pais na vida escolar do aluno, ressaltando a importância do uso e da necessidade de recursos tecnológicos e metodológicos em auxílio ao fazer pedagógico do professor contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581c4d1d1408_19122023132905.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 13:29:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLI DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Jamilli" "autor_email" => "jamillisilva609@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }