Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PEDAGOGIA E O PAPEL DO PEDAGOGO(A) NO AMBIENTE ESCOLAR: SEUS DILEMAS E DESAFIOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97200
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3378
    "inscrito_id" => 11796
    "titulo" => "A PEDAGOGIA E O PAPEL DO PEDAGOGO(A) NO AMBIENTE ESCOLAR: SEUS DILEMAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "O presente artigo aborda elementos da Pedagogia, Educação, Pedagogia em espaço escolar e atuação do pedagogo(a) na escola, dando ênfase a conceitos e referenciais teóricos por meio de uma pesquisa de revisão de literatura embasada em autores como Libâneo (1998), Libâneo (2001), Pimenta (2002), Sampaio (2002), Brasil (2006), Vila e Santos (2007), Amado (2016), Franco (2016), Freire (2016), Oliveira e Libâneo (2017), Ghiraldelli (2017), Franco (2021), Pereira (2021), Pryjma e Sá (2022), entre outros. Discorrendo sobre os seus saberes práticos e teóricos da educação, ressaltando as relações de ensino e aprendizagem, os aspectos históricos da educação e da pedagogia, destacando a configuração do curso superior de pedagogia e como se dá a atuação e a função do profissional pedagogo(a) no espaço escolar de ensino. Trazendo reflexões e a problematização emblemática sobre a compreensão da identidade do curso e do profissional pedagogo(a). A pesquisa tem como objetivo compreender como se configura a pedagogia no espaço educacional, buscando intentar como se dá a atuação do pedagogo(a) na escola e compreender a relevância do trabalho pedagógico em sala de aula. Os resultados demonstraram a importância da ampliação de discursos mais atuais sobre a estruturação do curso superior em pedagogia e da identidade do profissional formado na área, destacando a relevância da valorização profissional e do acompanhamento dos pais na vida escolar do aluno, ressaltando a importância do uso e da necessidade de recursos tecnológicos e metodológicos em auxílio ao fazer pedagógico do professor contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581c4d1d1408_19122023132905.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 13:29:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILLI DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Jamilli"
    "autor_email" => "jamillisilva609@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97200
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3378
    "inscrito_id" => 11796
    "titulo" => "A PEDAGOGIA E O PAPEL DO PEDAGOGO(A) NO AMBIENTE ESCOLAR: SEUS DILEMAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "O presente artigo aborda elementos da Pedagogia, Educação, Pedagogia em espaço escolar e atuação do pedagogo(a) na escola, dando ênfase a conceitos e referenciais teóricos por meio de uma pesquisa de revisão de literatura embasada em autores como Libâneo (1998), Libâneo (2001), Pimenta (2002), Sampaio (2002), Brasil (2006), Vila e Santos (2007), Amado (2016), Franco (2016), Freire (2016), Oliveira e Libâneo (2017), Ghiraldelli (2017), Franco (2021), Pereira (2021), Pryjma e Sá (2022), entre outros. Discorrendo sobre os seus saberes práticos e teóricos da educação, ressaltando as relações de ensino e aprendizagem, os aspectos históricos da educação e da pedagogia, destacando a configuração do curso superior de pedagogia e como se dá a atuação e a função do profissional pedagogo(a) no espaço escolar de ensino. Trazendo reflexões e a problematização emblemática sobre a compreensão da identidade do curso e do profissional pedagogo(a). A pesquisa tem como objetivo compreender como se configura a pedagogia no espaço educacional, buscando intentar como se dá a atuação do pedagogo(a) na escola e compreender a relevância do trabalho pedagógico em sala de aula. Os resultados demonstraram a importância da ampliação de discursos mais atuais sobre a estruturação do curso superior em pedagogia e da identidade do profissional formado na área, destacando a relevância da valorização profissional e do acompanhamento dos pais na vida escolar do aluno, ressaltando a importância do uso e da necessidade de recursos tecnológicos e metodológicos em auxílio ao fazer pedagógico do professor contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581c4d1d1408_19122023132905.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 13:29:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILLI DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Jamilli"
    "autor_email" => "jamillisilva609@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo aborda elementos da Pedagogia, Educação, Pedagogia em espaço escolar e atuação do pedagogo(a) na escola, dando ênfase a conceitos e referenciais teóricos por meio de uma pesquisa de revisão de literatura embasada em autores como Libâneo (1998), Libâneo (2001), Pimenta (2002), Sampaio (2002), Brasil (2006), Vila e Santos (2007), Amado (2016), Franco (2016), Freire (2016), Oliveira e Libâneo (2017), Ghiraldelli (2017), Franco (2021), Pereira (2021), Pryjma e Sá (2022), entre outros. Discorrendo sobre os seus saberes práticos e teóricos da educação, ressaltando as relações de ensino e aprendizagem, os aspectos históricos da educação e da pedagogia, destacando a configuração do curso superior de pedagogia e como se dá a atuação e a função do profissional pedagogo(a) no espaço escolar de ensino. Trazendo reflexões e a problematização emblemática sobre a compreensão da identidade do curso e do profissional pedagogo(a). A pesquisa tem como objetivo compreender como se configura a pedagogia no espaço educacional, buscando intentar como se dá a atuação do pedagogo(a) na escola e compreender a relevância do trabalho pedagógico em sala de aula. Os resultados demonstraram a importância da ampliação de discursos mais atuais sobre a estruturação do curso superior em pedagogia e da identidade do profissional formado na área, destacando a relevância da valorização profissional e do acompanhamento dos pais na vida escolar do aluno, ressaltando a importância do uso e da necessidade de recursos tecnológicos e metodológicos em auxílio ao fazer pedagógico do professor contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.