Este artigo propõe uma análise das metodologias ativas à luz das teorias de Jean Piaget. Utilizando uma pesquisa qualitativa explicativa, com abordagem interpretativa e crítica das obras analisadas, o estudo oferece uma reflexão sobre o referencial teórico e estabelece conexões entre as teorias piagetianas e o uso de metodologias ativas em cada etapa do desenvolvimento. Os resultados indicam que as teorias piagetianas alinham-se às metodologias ativas, direcionando o aluno para o centro do processo de aprendizagem, respeitando suas etapas de desenvolvimento a partir de suas próprias experiências e conhecimentos prévios. A aplicação desses métodos estimula o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, além de favorecer uma aprendizagem ativa e estimulante, aumentando o engajamento e o interesse pelo aprendizado. Também inspira habilidades sociais importantes, como a capacidade de se comunicar eficazmente, resolver conflitos, compartilhar ideias e trabalhar em equipe para atingir objetivos comuns. Os alunos assumem a responsabilidade por suas escolhas, tomam decisões e aprendem a avaliar seu próprio progresso. A implementação efetiva das metodologias ativas requer um planejamento cuidadoso, suporte adequado aos professores e uma cultura de aprendizado que valorize a participação ativa dos alunos, bem como a formação continuada do corpo docente. Além disso, as metodologias ativas não devem substituir completamente outras abordagens pedagógicas, mas podem ser integradas a diferentes métodos de ensino para enriquecer a experiência educacional. Em consonância com as teorias de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, as metodologias ativas oferecem uma abordagem educacional que promove o envolvimento dos alunos, a construção de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI.