EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MEIO AMBIENTE: QUAL A RELAÇÃO? UM ESTUDO COM ALUNOS DOS 1° ANOS DO ENSINO MÉDIO DA ECI FÉLIX ARAÚJO-CATURITÉ-PB
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100127 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7222 "inscrito_id" => 2489 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MEIO AMBIENTE: QUAL A RELAÇÃO? UM ESTUDO COM ALUNOS DOS 1° ANOS DO ENSINO MÉDIO DA ECI FÉLIX ARAÚJO-CATURITÉ-PB" "resumo" => "Realizar um estudo a partir da Educação Financeira e Meio Ambiente, é na realidade uma das formas de compreender nossa responsabilidade como cidadão diante das práticas de consumo, bem como uma oportunidade de entender a maneira pela qual o consumo, influencia diretamente no nosso meio ambiente. Logo, oportunizar os alunos a participarem deste estudo, é na realidade, uma forma de oferecer-lhes melhoria em suas tomadas de decisões quanto ao Consumo consciente, de forma a agir como cidadãos educados financeiramente e aptos a usufruírem conscientemente e posteriormente, do mercado de trabalho. Por outro lado, poder conscientizá-los no despertar do cuidado pelo equilíbrio do meio ambiente, uma vez que, o que a gente consome tem um impacto sobre a natureza. No entanto, a ideia de iniciar e executar este projeto, se deu a partir de estudos e vivências da disciplina diversificada Colabore e Inove, que faz parte da grade curricular das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. Assim, objetivamos mostrar a relação da Educação Financeira e do Meio Ambiente a alunos do 1° Ano do Ensino Médio a partir de metodologias de ensino diferenciadas. No entanto, foi socializado o desenvolvimento deste estudo entre a comunidade escolar, onde ficou evidenciado a emergência de refletir sobre esses temas a partir de problemas matemáticos, promovendo a interdisciplinaridade entre a Matemática, Língua Portuguesa e a Geografia, além de explorar às Habilidades para o 1º ano do Ensino Médio concernentes à essas disciplinas. Os resultados apontam que os alunos se mostraram conscientes da responsabilidade das práticas de consumo, onde realizaram plantações de sementes de alimentos e árvores, e afirmaram que é possível ter um olhar diferenciado sobre atitudes consumistas desnecessárias, pois é a partir também da Educação Financeira que podemos ter um meio ambiente preservado das más ações humanas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2489_TB7222_20062023223542.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MISLEIDE SILVA SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "MISLEIDE" "autor_email" => "misleide.santiago@hotmail" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100127 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7222 "inscrito_id" => 2489 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MEIO AMBIENTE: QUAL A RELAÇÃO? UM ESTUDO COM ALUNOS DOS 1° ANOS DO ENSINO MÉDIO DA ECI FÉLIX ARAÚJO-CATURITÉ-PB" "resumo" => "Realizar um estudo a partir da Educação Financeira e Meio Ambiente, é na realidade uma das formas de compreender nossa responsabilidade como cidadão diante das práticas de consumo, bem como uma oportunidade de entender a maneira pela qual o consumo, influencia diretamente no nosso meio ambiente. Logo, oportunizar os alunos a participarem deste estudo, é na realidade, uma forma de oferecer-lhes melhoria em suas tomadas de decisões quanto ao Consumo consciente, de forma a agir como cidadãos educados financeiramente e aptos a usufruírem conscientemente e posteriormente, do mercado de trabalho. Por outro lado, poder conscientizá-los no despertar do cuidado pelo equilíbrio do meio ambiente, uma vez que, o que a gente consome tem um impacto sobre a natureza. No entanto, a ideia de iniciar e executar este projeto, se deu a partir de estudos e vivências da disciplina diversificada Colabore e Inove, que faz parte da grade curricular das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. Assim, objetivamos mostrar a relação da Educação Financeira e do Meio Ambiente a alunos do 1° Ano do Ensino Médio a partir de metodologias de ensino diferenciadas. No entanto, foi socializado o desenvolvimento deste estudo entre a comunidade escolar, onde ficou evidenciado a emergência de refletir sobre esses temas a partir de problemas matemáticos, promovendo a interdisciplinaridade entre a Matemática, Língua Portuguesa e a Geografia, além de explorar às Habilidades para o 1º ano do Ensino Médio concernentes à essas disciplinas. Os resultados apontam que os alunos se mostraram conscientes da responsabilidade das práticas de consumo, onde realizaram plantações de sementes de alimentos e árvores, e afirmaram que é possível ter um olhar diferenciado sobre atitudes consumistas desnecessárias, pois é a partir também da Educação Financeira que podemos ter um meio ambiente preservado das más ações humanas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2489_TB7222_20062023223542.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MISLEIDE SILVA SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "MISLEIDE" "autor_email" => "misleide.santiago@hotmail" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }