Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MEIO AMBIENTE: QUAL A RELAÇÃO? UM ESTUDO COM ALUNOS DOS 1° ANOS DO ENSINO MÉDIO DA ECI FÉLIX ARAÚJO-CATURITÉ-PB

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100127
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7222
    "inscrito_id" => 2489
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MEIO AMBIENTE: QUAL A RELAÇÃO? UM ESTUDO COM ALUNOS DOS 1° ANOS DO ENSINO MÉDIO DA ECI FÉLIX ARAÚJO-CATURITÉ-PB"
    "resumo" => "Realizar um estudo a partir da Educação Financeira e Meio Ambiente, é na realidade uma das formas de compreender nossa responsabilidade como cidadão diante das práticas de consumo, bem como uma oportunidade de entender a maneira pela qual o consumo, influencia diretamente no nosso meio ambiente. Logo, oportunizar os alunos a participarem deste estudo, é na realidade, uma forma de oferecer-lhes melhoria em suas tomadas de decisões quanto ao Consumo consciente, de forma a agir como cidadãos educados financeiramente e aptos a usufruírem conscientemente e posteriormente, do mercado de trabalho. Por outro lado, poder conscientizá-los no despertar do cuidado pelo equilíbrio do meio ambiente, uma vez que, o que a gente consome tem um impacto sobre a natureza. No entanto, a ideia de iniciar e executar este projeto, se deu a partir de estudos e vivências da disciplina diversificada Colabore e Inove, que faz parte da grade curricular das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. Assim, objetivamos mostrar a relação da Educação Financeira e do Meio Ambiente a alunos do 1° Ano do Ensino Médio a partir de metodologias de ensino diferenciadas. No entanto, foi socializado o desenvolvimento deste estudo entre a comunidade escolar, onde ficou evidenciado a emergência de refletir sobre esses temas a partir de problemas matemáticos, promovendo a interdisciplinaridade entre a Matemática, Língua Portuguesa e a Geografia, além de explorar às Habilidades para o 1º ano do Ensino Médio concernentes à essas disciplinas. Os resultados apontam que os alunos se mostraram conscientes da responsabilidade das práticas de consumo, onde realizaram plantações de sementes de alimentos e árvores, e afirmaram que é possível ter um olhar diferenciado sobre atitudes consumistas desnecessárias, pois é a partir também da Educação Financeira que podemos ter um meio ambiente preservado das más ações humanas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2489_TB7222_20062023223542.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MISLEIDE SILVA SANTIAGO"
    "autor_nome_curto" => "MISLEIDE"
    "autor_email" => "misleide.santiago@hotmail"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100127
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7222
    "inscrito_id" => 2489
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MEIO AMBIENTE: QUAL A RELAÇÃO? UM ESTUDO COM ALUNOS DOS 1° ANOS DO ENSINO MÉDIO DA ECI FÉLIX ARAÚJO-CATURITÉ-PB"
    "resumo" => "Realizar um estudo a partir da Educação Financeira e Meio Ambiente, é na realidade uma das formas de compreender nossa responsabilidade como cidadão diante das práticas de consumo, bem como uma oportunidade de entender a maneira pela qual o consumo, influencia diretamente no nosso meio ambiente. Logo, oportunizar os alunos a participarem deste estudo, é na realidade, uma forma de oferecer-lhes melhoria em suas tomadas de decisões quanto ao Consumo consciente, de forma a agir como cidadãos educados financeiramente e aptos a usufruírem conscientemente e posteriormente, do mercado de trabalho. Por outro lado, poder conscientizá-los no despertar do cuidado pelo equilíbrio do meio ambiente, uma vez que, o que a gente consome tem um impacto sobre a natureza. No entanto, a ideia de iniciar e executar este projeto, se deu a partir de estudos e vivências da disciplina diversificada Colabore e Inove, que faz parte da grade curricular das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. Assim, objetivamos mostrar a relação da Educação Financeira e do Meio Ambiente a alunos do 1° Ano do Ensino Médio a partir de metodologias de ensino diferenciadas. No entanto, foi socializado o desenvolvimento deste estudo entre a comunidade escolar, onde ficou evidenciado a emergência de refletir sobre esses temas a partir de problemas matemáticos, promovendo a interdisciplinaridade entre a Matemática, Língua Portuguesa e a Geografia, além de explorar às Habilidades para o 1º ano do Ensino Médio concernentes à essas disciplinas. Os resultados apontam que os alunos se mostraram conscientes da responsabilidade das práticas de consumo, onde realizaram plantações de sementes de alimentos e árvores, e afirmaram que é possível ter um olhar diferenciado sobre atitudes consumistas desnecessárias, pois é a partir também da Educação Financeira que podemos ter um meio ambiente preservado das más ações humanas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2489_TB7222_20062023223542.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MISLEIDE SILVA SANTIAGO"
    "autor_nome_curto" => "MISLEIDE"
    "autor_email" => "misleide.santiago@hotmail"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Realizar um estudo a partir da Educação Financeira e Meio Ambiente, é na realidade uma das formas de compreender nossa responsabilidade como cidadão diante das práticas de consumo, bem como uma oportunidade de entender a maneira pela qual o consumo, influencia diretamente no nosso meio ambiente. Logo, oportunizar os alunos a participarem deste estudo, é na realidade, uma forma de oferecer-lhes melhoria em suas tomadas de decisões quanto ao Consumo consciente, de forma a agir como cidadãos educados financeiramente e aptos a usufruírem conscientemente e posteriormente, do mercado de trabalho. Por outro lado, poder conscientizá-los no despertar do cuidado pelo equilíbrio do meio ambiente, uma vez que, o que a gente consome tem um impacto sobre a natureza. No entanto, a ideia de iniciar e executar este projeto, se deu a partir de estudos e vivências da disciplina diversificada Colabore e Inove, que faz parte da grade curricular das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. Assim, objetivamos mostrar a relação da Educação Financeira e do Meio Ambiente a alunos do 1° Ano do Ensino Médio a partir de metodologias de ensino diferenciadas. No entanto, foi socializado o desenvolvimento deste estudo entre a comunidade escolar, onde ficou evidenciado a emergência de refletir sobre esses temas a partir de problemas matemáticos, promovendo a interdisciplinaridade entre a Matemática, Língua Portuguesa e a Geografia, além de explorar às Habilidades para o 1º ano do Ensino Médio concernentes à essas disciplinas. Os resultados apontam que os alunos se mostraram conscientes da responsabilidade das práticas de consumo, onde realizaram plantações de sementes de alimentos e árvores, e afirmaram que é possível ter um olhar diferenciado sobre atitudes consumistas desnecessárias, pois é a partir também da Educação Financeira que podemos ter um meio ambiente preservado das más ações humanas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.