Realizar um estudo a partir da Educação Financeira e Meio Ambiente, é na realidade uma das formas de compreender nossa responsabilidade como cidadão diante das práticas de consumo, bem como uma oportunidade de entender a maneira pela qual o consumo, influencia diretamente no nosso meio ambiente. Logo, oportunizar os alunos a participarem deste estudo, é na realidade, uma forma de oferecer-lhes melhoria em suas tomadas de decisões quanto ao Consumo consciente, de forma a agir como cidadãos educados financeiramente e aptos a usufruírem conscientemente e posteriormente, do mercado de trabalho. Por outro lado, poder conscientizá-los no despertar do cuidado pelo equilíbrio do meio ambiente, uma vez que, o que a gente consome tem um impacto sobre a natureza. No entanto, a ideia de iniciar e executar este projeto, se deu a partir de estudos e vivências da disciplina diversificada Colabore e Inove, que faz parte da grade curricular das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. Assim, objetivamos mostrar a relação da Educação Financeira e do Meio Ambiente a alunos do 1° Ano do Ensino Médio a partir de metodologias de ensino diferenciadas. No entanto, foi socializado o desenvolvimento deste estudo entre a comunidade escolar, onde ficou evidenciado a emergência de refletir sobre esses temas a partir de problemas matemáticos, promovendo a interdisciplinaridade entre a Matemática, Língua Portuguesa e a Geografia, além de explorar às Habilidades para o 1º ano do Ensino Médio concernentes à essas disciplinas. Os resultados apontam que os alunos se mostraram conscientes da responsabilidade das práticas de consumo, onde realizaram plantações de sementes de alimentos e árvores, e afirmaram que é possível ter um olhar diferenciado sobre atitudes consumistas desnecessárias, pois é a partir também da Educação Financeira que podemos ter um meio ambiente preservado das más ações humanas.