Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E INTERPESSOAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A todo momento o contexto universitário coloca à prova a capacidade de desenvoltura de seus integrantes. Esse cenário contribui para impasses relativos ao desenvolvimento das Habilidades Sociais (HS) desses sujeitos e impactam diretamente em sua adaptação ao ambiente, na sua saúde mental e no seu rendimento acadêmico. A literatura aponta algumas classes de HS relevantes para o público universitário, dentre elas, pode-se destacar: comunicação, manejar conflitos e resolver problemas interpessoais, automonitoria, falar em público, assertividade, fazer e manter amizades. Sendo assim, os Programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) surgem como uma estratégia para intervir/prevenir os possíveis impasses, tendo em vista o desenvolvimento e aperfeiçoamento de HS por eles promovidos, contribuindo para o alcance de Competência Social (CS). O objetivo do presente estudo foi propor a estruturação de um protocolo de intervenção focando no desenvolvimento das habilidades sociais para o público universitário, considerando a eficácia desse método no bem-estar psicológico, redução da ansiedade e para a melhor adaptação às exigências do ambiente universitário. Foram realizadas buscas nas bases de dados Scielo e Periódicos Capes e em manuais da área para embasar teoricamente as HS e a proposta deste trabalho de THS. A intervenção proposta será oferecida como projeto de extensão, composta por dez sessões, com duração média de duas horas cada, direcionado para estudantes universitários, em modalidade grupal. Para a avaliação, tanto pré, como pós intervenção serão utilizados instrumentos e estratégias da entrevista, observação e o Inventário de Habilidades Sociais - IHS II. Para o desenvolvimento do THS incluiu-se recursos e técnicas cognitivas e comportamentais, considerando a literatura da área. Assim, a presente proposta considerou os indícios de correlatos positivos do bom repertório de HS com indicadores de saúde mental, sinalizando assim a relevância do THS com finalidade psicoeducativa/preventiva para as demandas da população universitária.

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