O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA À LUZ DA INTERCULTURALIDADE: INTERFACE BRASIL-CANADÁ
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9851 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 783 "inscrito_id" => 661 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA À LUZ DA INTERCULTURALIDADE: INTERFACE BRASIL-CANADÁ" "resumo" => "Vivemos em um mundo sem fronteiras e a cada dia, mais internacional (LIMA, 2009). Nestas condições, deve ser direito de todos, conhecer não somente a sua cultura, mas também, as mais variadas possíveis, de modo a se promover não apenas um intercâmbio do estilo de vida do país estudado, mas também, propor ao aluno, o seu papel enquanto cidadão do mundo. O aluno da escola pública, muitas vezes aparece à margem, quando o assunto é conhecer outros países, na maioria dos casos, desenganados em seus próprios lares, devido a seus responsáveis considerarem o aprendizado de uma língua estrangeira, como algo desnecessário e como se a condição financeira o impedisse, não apenas de conhecer outros povos, mas também, de se aprender uma língua estrangeira. Visando essa relação cultura x ensino de língua inglesa, propomos o ensino de LI através de tópicos culturais em sala, pois através do contato desses alunos com a cultura de um país diferente do seu, pode-se trabalhar não apenas a gramática, mas também, técnicas de leitura, localização de mundo no espaço geográfico, símbolos nacionais que remetem à história do país, globalização, além de questões sociais relativas às pessoas de um determinado país, no caso desta oficina, o Canadá, conforme pensamento de Hall (1961 apud Lima, 2009) de que, “para que um indivíduo possa conhecer a si mesmo é necessário que conheça outras culturas e que as leve a sério”. O presente artigo é um relato de experiência de uma oficina, aplicada em um módulo temático do PIBID/UEPB em uma turma de 6º ano da rede municipal de ensino da cidade de Guarabira – PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_22_48_22_idinscrito_661_f5b0eed80d437f6cf4f3aaaa82211c46.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EWERTON FELIX" "autor_email" => "ewertonfelix_gba@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9851 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 783 "inscrito_id" => 661 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA À LUZ DA INTERCULTURALIDADE: INTERFACE BRASIL-CANADÁ" "resumo" => "Vivemos em um mundo sem fronteiras e a cada dia, mais internacional (LIMA, 2009). Nestas condições, deve ser direito de todos, conhecer não somente a sua cultura, mas também, as mais variadas possíveis, de modo a se promover não apenas um intercâmbio do estilo de vida do país estudado, mas também, propor ao aluno, o seu papel enquanto cidadão do mundo. O aluno da escola pública, muitas vezes aparece à margem, quando o assunto é conhecer outros países, na maioria dos casos, desenganados em seus próprios lares, devido a seus responsáveis considerarem o aprendizado de uma língua estrangeira, como algo desnecessário e como se a condição financeira o impedisse, não apenas de conhecer outros povos, mas também, de se aprender uma língua estrangeira. Visando essa relação cultura x ensino de língua inglesa, propomos o ensino de LI através de tópicos culturais em sala, pois através do contato desses alunos com a cultura de um país diferente do seu, pode-se trabalhar não apenas a gramática, mas também, técnicas de leitura, localização de mundo no espaço geográfico, símbolos nacionais que remetem à história do país, globalização, além de questões sociais relativas às pessoas de um determinado país, no caso desta oficina, o Canadá, conforme pensamento de Hall (1961 apud Lima, 2009) de que, “para que um indivíduo possa conhecer a si mesmo é necessário que conheça outras culturas e que as leve a sério”. O presente artigo é um relato de experiência de uma oficina, aplicada em um módulo temático do PIBID/UEPB em uma turma de 6º ano da rede municipal de ensino da cidade de Guarabira – PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_22_48_22_idinscrito_661_f5b0eed80d437f6cf4f3aaaa82211c46.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EWERTON FELIX" "autor_email" => "ewertonfelix_gba@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }