A formação de professores para Educação Básica vem sendo discutida de forma intensa nos últimos anos em congressos, cursos de formação continuada, seminários e demais eventos semelhantes, apresentando cada vez mais pesquisas com relação a qual o papel destes cursos de formação inicial e de que forma podem atender aos novos paradigmas por qual passa a Educação Básica diante da crescente utilização de novas tecnologias nas salas de aula, bem como os desafios encontrados no processo de ensino- aprendizagem. Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo principal analisar os prováveis desafios da formação de professores na perspectiva educacional critica segundo as Atas do ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Realizado pela ABRAPEC na Universidade Estadual de Campinas em São Paulo (SP) entre 5 e 9 de dezembro de 2011. Para tanto foi realizado uma análise prévia das pesquisas publicadas na área de formação de professores neste evento científico com relação ao número de pesquisas que abordam a perspectiva educacional critica, onde obtivemos como resultado que das 14 áreas de concentração deste evento, a área de formação de professores representa 23% das pesquisas publicadas e das 276 pesquisas publicadas na área de formação de professores apenas 6 abordam a perspectiva crítica educacional, o que representa 0,5% das pesquisas do evento. Na etapa seguinte desta pesquisa analisaremos essas 6 pesquisas para conhecer os objetivos, os referenciais utilizados como base e quais as prováveis conclusões apresentadas nas considerações finais destas pesquisas que sinalizam uma importância da formação inicial e continuada de professores segundo a perspectiva critica educacional. Nesse sentido esta pesquisa se ressalta de fundamental importância como forma de concluir sobre uma possível importância que tem unir a formação de professores com a perspectiva educacional critica segundo os resultados obtidos nestas pesquisas recentes publicadas nas Atas dos ENPEC’s. Análises sobre a formação teórica e prática do professor poderão contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações neste sentido que colaboram para melhoria do processo de ensino- aprendizagem e evolução do conhecimento.