Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL CRÍTICA SEGUNDO AS PESQUISAS PUBLICADAS NO VIII EMPEC.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PERSPECTIVA EDUCACIONAL CRITICA, ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA Pôster (PO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-22 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10183
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 630
    "inscrito_id" => 65
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL CRÍTICA SEGUNDO AS PESQUISAS PUBLICADAS NO VIII EMPEC."
    "resumo" => "A formação de professores para Educação Básica vem sendo discutida de forma intensa nos últimos anos em congressos, cursos de formação continuada, seminários e demais eventos semelhantes, apresentando cada vez mais pesquisas com relação a qual o papel destes cursos de formação inicial e de que forma podem atender aos novos paradigmas por qual passa a Educação Básica diante da crescente utilização de novas tecnologias nas salas de aula, bem como os desafios encontrados no processo de ensino- aprendizagem. Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo principal analisar os prováveis desafios da formação de professores na perspectiva educacional critica segundo as Atas do ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Realizado pela ABRAPEC na Universidade Estadual de Campinas em São Paulo (SP) entre 5 e 9 de dezembro de 2011. Para tanto foi realizado uma análise prévia das pesquisas publicadas na área de formação de professores neste evento científico com relação ao número de pesquisas que abordam a perspectiva educacional critica, onde obtivemos como resultado que das 14 áreas de concentração deste evento, a área de formação de professores representa 23% das pesquisas publicadas e das 276 pesquisas publicadas na área de formação de professores apenas 6 abordam a perspectiva crítica educacional, o que representa 0,5% das pesquisas do evento. Na etapa seguinte desta pesquisa analisaremos essas 6 pesquisas para conhecer os objetivos, os referenciais utilizados como base e quais as prováveis conclusões apresentadas nas considerações finais destas pesquisas que sinalizam uma importância da formação inicial e continuada de professores segundo a perspectiva critica educacional. Nesse sentido esta pesquisa se ressalta de fundamental importância como forma de concluir sobre uma possível importância que tem unir a formação de professores com a perspectiva educacional critica segundo os resultados obtidos nestas pesquisas recentes publicadas nas Atas dos ENPEC’s. Análises sobre a formação teórica e prática do professor poderão contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações neste sentido que colaboram para melhoria do processo de ensino- aprendizagem e evolução do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PERSPECTIVA EDUCACIONAL CRITICA, ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_14_36_42_idinscrito_65_3747feff527c17ef6df05ce31f82cf66.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALTER COSTA DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "VALTER COSTA"
    "autor_email" => "valteritabaiana@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10183
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 630
    "inscrito_id" => 65
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL CRÍTICA SEGUNDO AS PESQUISAS PUBLICADAS NO VIII EMPEC."
    "resumo" => "A formação de professores para Educação Básica vem sendo discutida de forma intensa nos últimos anos em congressos, cursos de formação continuada, seminários e demais eventos semelhantes, apresentando cada vez mais pesquisas com relação a qual o papel destes cursos de formação inicial e de que forma podem atender aos novos paradigmas por qual passa a Educação Básica diante da crescente utilização de novas tecnologias nas salas de aula, bem como os desafios encontrados no processo de ensino- aprendizagem. Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo principal analisar os prováveis desafios da formação de professores na perspectiva educacional critica segundo as Atas do ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Realizado pela ABRAPEC na Universidade Estadual de Campinas em São Paulo (SP) entre 5 e 9 de dezembro de 2011. Para tanto foi realizado uma análise prévia das pesquisas publicadas na área de formação de professores neste evento científico com relação ao número de pesquisas que abordam a perspectiva educacional critica, onde obtivemos como resultado que das 14 áreas de concentração deste evento, a área de formação de professores representa 23% das pesquisas publicadas e das 276 pesquisas publicadas na área de formação de professores apenas 6 abordam a perspectiva crítica educacional, o que representa 0,5% das pesquisas do evento. Na etapa seguinte desta pesquisa analisaremos essas 6 pesquisas para conhecer os objetivos, os referenciais utilizados como base e quais as prováveis conclusões apresentadas nas considerações finais destas pesquisas que sinalizam uma importância da formação inicial e continuada de professores segundo a perspectiva critica educacional. Nesse sentido esta pesquisa se ressalta de fundamental importância como forma de concluir sobre uma possível importância que tem unir a formação de professores com a perspectiva educacional critica segundo os resultados obtidos nestas pesquisas recentes publicadas nas Atas dos ENPEC’s. Análises sobre a formação teórica e prática do professor poderão contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações neste sentido que colaboram para melhoria do processo de ensino- aprendizagem e evolução do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PERSPECTIVA EDUCACIONAL CRITICA, ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_14_36_42_idinscrito_65_3747feff527c17ef6df05ce31f82cf66.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALTER COSTA DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "VALTER COSTA"
    "autor_email" => "valteritabaiana@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

A formação de professores para Educação Básica vem sendo discutida de forma intensa nos últimos anos em congressos, cursos de formação continuada, seminários e demais eventos semelhantes, apresentando cada vez mais pesquisas com relação a qual o papel destes cursos de formação inicial e de que forma podem atender aos novos paradigmas por qual passa a Educação Básica diante da crescente utilização de novas tecnologias nas salas de aula, bem como os desafios encontrados no processo de ensino- aprendizagem. Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo principal analisar os prováveis desafios da formação de professores na perspectiva educacional critica segundo as Atas do ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Realizado pela ABRAPEC na Universidade Estadual de Campinas em São Paulo (SP) entre 5 e 9 de dezembro de 2011. Para tanto foi realizado uma análise prévia das pesquisas publicadas na área de formação de professores neste evento científico com relação ao número de pesquisas que abordam a perspectiva educacional critica, onde obtivemos como resultado que das 14 áreas de concentração deste evento, a área de formação de professores representa 23% das pesquisas publicadas e das 276 pesquisas publicadas na área de formação de professores apenas 6 abordam a perspectiva crítica educacional, o que representa 0,5% das pesquisas do evento. Na etapa seguinte desta pesquisa analisaremos essas 6 pesquisas para conhecer os objetivos, os referenciais utilizados como base e quais as prováveis conclusões apresentadas nas considerações finais destas pesquisas que sinalizam uma importância da formação inicial e continuada de professores segundo a perspectiva critica educacional. Nesse sentido esta pesquisa se ressalta de fundamental importância como forma de concluir sobre uma possível importância que tem unir a formação de professores com a perspectiva educacional critica segundo os resultados obtidos nestas pesquisas recentes publicadas nas Atas dos ENPEC’s. Análises sobre a formação teórica e prática do professor poderão contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações neste sentido que colaboram para melhoria do processo de ensino- aprendizagem e evolução do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.