OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL CRÍTICA SEGUNDO AS PESQUISAS PUBLICADAS NO VIII EMPEC.
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10183 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 630 "inscrito_id" => 65 "titulo" => "OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL CRÍTICA SEGUNDO AS PESQUISAS PUBLICADAS NO VIII EMPEC." "resumo" => "A formação de professores para Educação Básica vem sendo discutida de forma intensa nos últimos anos em congressos, cursos de formação continuada, seminários e demais eventos semelhantes, apresentando cada vez mais pesquisas com relação a qual o papel destes cursos de formação inicial e de que forma podem atender aos novos paradigmas por qual passa a Educação Básica diante da crescente utilização de novas tecnologias nas salas de aula, bem como os desafios encontrados no processo de ensino- aprendizagem. Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo principal analisar os prováveis desafios da formação de professores na perspectiva educacional critica segundo as Atas do ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Realizado pela ABRAPEC na Universidade Estadual de Campinas em São Paulo (SP) entre 5 e 9 de dezembro de 2011. Para tanto foi realizado uma análise prévia das pesquisas publicadas na área de formação de professores neste evento científico com relação ao número de pesquisas que abordam a perspectiva educacional critica, onde obtivemos como resultado que das 14 áreas de concentração deste evento, a área de formação de professores representa 23% das pesquisas publicadas e das 276 pesquisas publicadas na área de formação de professores apenas 6 abordam a perspectiva crítica educacional, o que representa 0,5% das pesquisas do evento. Na etapa seguinte desta pesquisa analisaremos essas 6 pesquisas para conhecer os objetivos, os referenciais utilizados como base e quais as prováveis conclusões apresentadas nas considerações finais destas pesquisas que sinalizam uma importância da formação inicial e continuada de professores segundo a perspectiva critica educacional. Nesse sentido esta pesquisa se ressalta de fundamental importância como forma de concluir sobre uma possível importância que tem unir a formação de professores com a perspectiva educacional critica segundo os resultados obtidos nestas pesquisas recentes publicadas nas Atas dos ENPEC’s. Análises sobre a formação teórica e prática do professor poderão contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações neste sentido que colaboram para melhoria do processo de ensino- aprendizagem e evolução do conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PERSPECTIVA EDUCACIONAL CRITICA, ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_14_36_42_idinscrito_65_3747feff527c17ef6df05ce31f82cf66.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALTER COSTA DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "VALTER COSTA" "autor_email" => "valteritabaiana@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10183 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 630 "inscrito_id" => 65 "titulo" => "OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL CRÍTICA SEGUNDO AS PESQUISAS PUBLICADAS NO VIII EMPEC." "resumo" => "A formação de professores para Educação Básica vem sendo discutida de forma intensa nos últimos anos em congressos, cursos de formação continuada, seminários e demais eventos semelhantes, apresentando cada vez mais pesquisas com relação a qual o papel destes cursos de formação inicial e de que forma podem atender aos novos paradigmas por qual passa a Educação Básica diante da crescente utilização de novas tecnologias nas salas de aula, bem como os desafios encontrados no processo de ensino- aprendizagem. Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo principal analisar os prováveis desafios da formação de professores na perspectiva educacional critica segundo as Atas do ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Realizado pela ABRAPEC na Universidade Estadual de Campinas em São Paulo (SP) entre 5 e 9 de dezembro de 2011. Para tanto foi realizado uma análise prévia das pesquisas publicadas na área de formação de professores neste evento científico com relação ao número de pesquisas que abordam a perspectiva educacional critica, onde obtivemos como resultado que das 14 áreas de concentração deste evento, a área de formação de professores representa 23% das pesquisas publicadas e das 276 pesquisas publicadas na área de formação de professores apenas 6 abordam a perspectiva crítica educacional, o que representa 0,5% das pesquisas do evento. Na etapa seguinte desta pesquisa analisaremos essas 6 pesquisas para conhecer os objetivos, os referenciais utilizados como base e quais as prováveis conclusões apresentadas nas considerações finais destas pesquisas que sinalizam uma importância da formação inicial e continuada de professores segundo a perspectiva critica educacional. Nesse sentido esta pesquisa se ressalta de fundamental importância como forma de concluir sobre uma possível importância que tem unir a formação de professores com a perspectiva educacional critica segundo os resultados obtidos nestas pesquisas recentes publicadas nas Atas dos ENPEC’s. Análises sobre a formação teórica e prática do professor poderão contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações neste sentido que colaboram para melhoria do processo de ensino- aprendizagem e evolução do conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PERSPECTIVA EDUCACIONAL CRITICA, ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_14_36_42_idinscrito_65_3747feff527c17ef6df05ce31f82cf66.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALTER COSTA DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "VALTER COSTA" "autor_email" => "valteritabaiana@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }