O presente estudo tem como finalidade discutir os saberes docentes nas suas dimensões da experiência, conhecimento e pedagógico, identificando os saberes das professoras da educação infantil e dos anos iniciais e buscando compreender como esses saberes foram ressignificados e se constituíram em práticas pedagógicas durante o ensino remoto emergencial. Para a realização deste estudo, optamos por uma abordagem qualitativa de cunho exploratório. A produção de dados se deu através da aplicação de questionários com as professoras da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública do ensino, mediante o embasamento teórico de autores que discutem a temática dos saberes docentes, como: Tardif (2002); Freire (1996); Pimenta (2012) e Nóvoa e Alvim (2022). A pesquisa apresenta o percurso formativo das participantes a pesquisa, discute o processo de ensino-aprendizagem e as orientações formativas e aponta para a ressignificação dos saberes docentes, bem como para as transformações nas práticas, diante da experiência do ensino remoto emergencial. A ressignificação dos saberes docentes e as modificações nas práticas foram constituídas a partir do diálogo entre professor e aluno, ressaltando a importância da integração entre família e escola. Nesse cenário, a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foi imprescindível, evidenciando a importância da formação docente para o uso pedagógico dessas tecnologias. Essa ressignificação dos saberes se mostrou essencial para a realização da docência, fazendo com que os saberes da experiência, profissionais, pedagógicos e dialógicos fossem fundamentos das práticas pedagógicas durante o ensino remoto. O ensino remoto emergencial evidenciou a necessidade de uma atividade docente contemporânea, refletiva e preparada para as adaptações ao trabalho com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), evidenciando uma nova forma de considerar os espaços e tempos, bem como os processos de ensino e aprendizagem.