Neste trabalho foram utilizados os fundamentos da Abordagem Pikler para investigar o papel do educador na promoção da autonomia de crianças bem pequenas. Definimos como objetivos específicos: identificar a atitude da educadora na promoção da autonomia de crianças em uma turma do Grupo III em um CEI no município de Recife (PE) e analisar os modos a partir dos quais tais crianças brincavam tendo em vista a atitude da educadora. Para tanto, foram realizados registros em vídeo de momentos de brincar livre das crianças e das interações delas com a educadora. A partir das análises, identificou-se cinco atitudes da educadora na promoção da autonomia da criança, dentre as quais, predominaram, a atitude de Disponibilidade e Observação, identificada quando a educadora observou o brincar das crianças e não foi procurada, e a de Disponibilidade e Atendimento, quando a educadora observou o brincar e quando requisitada por alguma criança a atendeu fazendo sugestões e promovendo reflexões. Além disso, evidenciou-se cinco categorias do brincar, dentre as quais, se destacaram as categorias de Explorações sensoriais/táteis e movimento, quando as crianças investigaram as propriedades de materiais táteis e exploraram o potencial de suas habilidades motoras ao brincar, e Movimento Livre, quando as crianças na espontaneidade de suas ações exploraram o seu potencial motor. A partir dos resultados, destacamos que quando a educadora assume uma atitude que respeita o brincar e a autonomia da criança é possível perceber o quanto isto permite que a criança possa pôr em prática toda a sua potência ao brincar. Com isto, ressaltamos as contribuições da Abordagem Pikler que revelam o potencial e as possibilidades de uma prática pedagógica que prioriza o respeito, o vínculo afetivo, a autonomia da criança e a ação atenciosa do educador em prol do desenvolvimento integral da criança em suas diversas dimensões.