Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE CONTOS E SOFTWARES MATEMÁTICOS NA FORMULAÇÃO DE UMA ABORDAGEM VISUAL E INTERATIVA NO ENSINO DE FRAÇÕES E PORCENTAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo descreve um projeto desenvolvido no componente curricular Softwares Matemáticos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, CAMPUS X. Durante o semestre 2022.1 foi proposto a criação de um conto matemático para o ensino de frações e porcentagem com uso de softwares matemáticos como recurso auxiliador de ensino. A prerrogativa para o desenvolvimento do projeto foi que os estudantes escolhessem softwares que pudessem contribuir com a aprendizagem da matemática tornando-a visual, atrativa e divertida. Os principais autores que contribuíram na composição do referencial teórico foram: De Oliveira e Cunha (2020), que abordam sobre a tecnologia no ensino da Matemática; Bona (2009), Sousa e Bello (2018) que retratam sobre a importância dos softwares educativos na construção do conhecimento. A metodologia adotada para formulação dos materiais necessários para a execução dos projetos se dividiu em três momentos: o primeiro momento se deu com a seleção do conteúdo a ser trabalhado e também na elaboração do plano de aula, definindo qual seria o público-alvo e quais os softwares que seriam trabalhados no conto; no segundo momento foi definido qual seria o personagem principal e o contexto histórico que iria articular os diálogos matemáticos dentro do conto, sendo assim cada grupo ficou responsável por criar uma história e posteriormente realizar a ilustração do conto utilizando programas visuais como o Canva; no terceiro momento houve o compartilhamento e socialização dos contos matemáticos já ilustrados, sendo um momento interativo para sugestões e contribuições. Ao final do projeto foi possível entender que a aplicação dos softwares no ensino de matemática contribui de forma significativa na estimulação do raciocínio lógico, além disso, estas ferramentas permitem aos estudantes novos significados às tarefas de ensino e ao docente a oportunidade para planejar, de forma inovadora, as atividades que atendem aos objetivos de ensino.

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