O objetivo deste estudo foi uma revisão bibliográfica de teóricos que fundamentam a prática do Estágio Supervisionado no seu aspecto teórico e prático, perpassando o cenário de transmissão de conhecimento sem dialogar com os anseios trazidos pelos docentes no processo de formação inicial, com tem sido apresentado o Estágio Supervisionado na Licenciatura em Ciências Biológicas com ênfase no caráter prático que por vezes, não perpassa o aspecto reflexivo sobre a ação empregada na elaboração do plano prático de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória com abordagem qualitativa, na qual o critério de busca para seleção dos trabalhos foi a presença das seguintes palavras- chaves: Estagio supervisionado, Conhecimento cientifico, Prática docente. Qual o obstáculo tem sido evidenciado na formação inicial em abordar o conhecimento cientifico partindo de novas práticas pedagógicas, refletindo sobre a prática docente. A fragmentação entre teoria e prática no estágio supervisionado ocasiona uma pratica não teorizada como também a teoria não é refletida a partir dela. O conhecimento na ação é o componente que está diretamente relacionado com o saber-fazer, é espontâneo, implícito e que surge na ação, a reflexão se revela a partir de situações inesperadas produzidas pela ação e nem sempre o conhecimento na ação é suficiente. O estágio supervisionado como campo de conhecimento no desenvolvimento de pesquisa poderia ampliar a abordagem sobre o processo formativo e seus aspectos reflexivos? O estudante pode refletir sobre suas ações com o objetivo de descobrir aquilo que ajuda ou prejudica sua aprendizagem um ponto de vista a ser considerado na formação inicial levar o docente a refletir sobre sua prática. . Palavras-chave: Estagio supervisionado, Conhecimento cientifico, Prática docente.