Diante dos desafios relacionados à preservação do meio ambiente nos últimos anos, temos observado o número crescente de abordagens voltadas a este tema, principalmente no que diz respeito à educação ambiental das crianças. Neste sentido, é importante desenvolver a consciência ambiental nos indivíduos desde a educação infantil, para que eles possam compreender a necessidade de preservar e cuidar da natureza, como forma de garantir uma qualidade de vida para a espécie humana, assim como, para as demais que constituem o planeta. Este artigo tem como objetivo refletir sobre importância de conscientizar os alunos da educação infantil através de recursos pedagógicos, confeccionados com materiais recicláveis, coletados no cotidiano das crianças participantes desta pesquisa. A abordagem do estudo caracterize-se pelo método qualitativo e tem como metodologia a pesquisa bibliográfica e de campo. Para isso o lócus escolhido é uma turma de educação infantil, de uma escola, da rede pública, da cidade Belém do Pará. Os resultados preliminares revelam que as crianças demonstram interesse, engajamento, e responsabilidade com as questões relacionadas a preservação do meio ambiente.