As plataformas digitais educacionais são ferramentas que possibilitam um ambiente de aprendizagem online com recursos para otimizar o desempenho e o engajamento em sala de aula. A plataforma digital Classcraft ® é de uso gratuito e oferece aos usuários jogabilidade por meio de RPG (role play games), fomentando o comprometimento e a colaboração da equipe. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da experiência de alunos de educação física (licenciatura e bacharelado) no uso da plataforma gamificada, Classcraft ® com o conteúdo de citologia e histologia em uma experiência de jogo colaborativo. Este trabalho faz parte do projeto de ensino, aprovado pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e realizado durante o semestre 2022/2 com alunos matriculados na disciplina de corpo, movimento e conhecimento biológico. Participaram voluntariamente 60 estudantes com idade entre 18 e 23 anos. Utilizamos a narrativa “Uma viagem às células do movimento humano” para imersão dos estudantes na utilização dos conteúdos, conceitos e elementos da metodologia de gamificação na disciplina. A apresentação, instrução e acompanhamento da plataforma foram realizados pelos monitores/bolsistas sob a supervisão da docente responsável pela disciplina. De forma anônima, ao final do semestre foi realizada a avaliação metodológica, com questões específicas: a) Você se sente mais motivado ao realizar as atividades da disciplina? Você sente que a plataforma utilizada promove maior dedicação e participação da turma? Você diria que a plataforma despertou maior interesse pelo conteúdo? Você diria que está aprendendo através da plataforma? Na sua opinião, a plataforma pode ser utilizada como ferramenta avaliativa para o processo de ensino-aprendizagem? Os resultados mostram que a metodologia promoveu motivação (64%), satisfação positiva (85%) entre os estudantes e apresentou uma forma inovadora (87%) na educação superior que auxilia no acompanhamento do aprendizado ao conteúdo apresentado.