Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma atividade de extensão de abordagem prática, por meio de materiais manipuláveis, realizada com alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Castanhal – PA. Utilizamos a metodologia de ensino baseada na teoria de Piaget, J. (1970), com o objetivo de tornar o ensino lúdico visando facilitar a compreensão e promover uma aprendizagem significativa dos conteúdos de razão e proporção. Com essa atividade extensionista, os alunos manipularam fichas coloridas que representam valores quantitativos, permitindo a construção do exercício prático do conteúdo de acordo com as questões propostas pelo professor, além de estimular a criatividade dos estudantes na criação de razões e proporções com contextualizações do dia a dia dos alunos a partir das fichas. A análise dessa atividade deu-se pela comparação de dois momentos: no primeiro momento, os autores utilizaram apenas o paradigma do exercício, por meio da teoria e lista de exercícios do livro. No segundo momento, os autores combinaram o primeiro momento (ensino tradicional) com atividade prática a partir dos recursos manipuláveis. Com o intuito de analisar os resultados entre o primeiro momento e o segundo momento, foram aplicadas atividades sobre o conteúdo em questão. Essa comparação dos resultados revelou que a utilização dos recursos manipuláveis como metodologia complementar à aula tradicional proporcionou um maior engajamento dos estudantes e resultou em bons rendimentos de aprendizagem em comparação apenas à aula tradicional. Desta forma, concluímos que o uso de materiais manipuláveis é uma metodologia interativa que possibilita aos estudantes a compreensão dos conteúdos abordados.