Ser professor de Geografia na educação básica no Brasil é uma tarefa árdua, especialmente levando em consideração que o seu papel na sala de aula é de promover uma aprendizagem significativa, utilizando-se de metodologias dialogadas e ativas e com múltiplos recursos didáticos. Com essa intenção, esse estudo tem como objetivo investigar possiblidades de construir um ensino Geografia dinâmico, crítico e reflexivo, pensando o recurso didático não apenas em seu uso, mas que estimule a curiosidade e protagonismo dos alunos, ou seja, sendo um elo que interligue o ensino e aprendizagem, levando em consideração o estudo e a utilização da categoria espaço geográfico, no qual é relevante que o docente correlacionar os conteúdos com a realidade dos alunos. Como metodologia, utilizamos o método dialético marxista, que consiste em entender a realidade concreta de um determinado fenômeno, além de uma pesquisa qualitativa na Escola Antenor Navarro, localizada na cidade de Guarabira-PB. Conseguimos identificar alguns dos pontos positivos na utilização dos recursos didáticos e metodologias ativas no ensino/aprendizagem do conceito espacial da geografia, rompendo com o ensino de geografia, que a muito tempo persiste realizado através da memorização para fixar os conceitos geográficos. Portanto, os recursos didáticos junto a uma metodologia ativa, aprofundam os conhecimentos sobre o mundo e o espaço vivido dos alunos, promovendo uma educação geográfica e consciência espacial através da ação, no qual o ensino de geografia precisa ser efetivado para além do livro didático.