O desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) tem contribuído para levar, por meio da educação a distância, formação e conhecimento a pessoas antes limitadas pela separação física tempo-espaço. Nesse sentido, além do evidente processo de democratização do conhecimento, o avanço e o aprimoramento das TIDCs têm fomentado inovações nas práticas pedagógicas. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as contribuições das tecnologias da informação e do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, na percepção de alunos de um curso na modalidade semipresencial em uma instituição pública de ensino superior (IPES) do estado do Mato Grosso. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo descritivo, que enquadra-se como um estudo de caso com a participação de alunos concluintes do curso de formação profissional ofertado pela instituição. Nesse contexto, esse estudo priorizou observar as características que aproximam os alunos dessas tecnologias e que potencializaram significativamente as suas experiências no processo de ensino-aprendizagem. Além disso e,, a partir de uma fundamentação teórica sobre a caracterização da educação a distância, buscou-se por meio dos estudos, breves, mas importantes elementos e reflexões sobre como o uso das tecnologias tem contribuído no processo de aprendizagem sob a ótica discente. Como parâmetro, elencou-se o plano pedagógico do curso, cuja proposta é pautada no desenvolvimento de conhecimento, de habilidades e de competências tecnológicas, cujos conteúdos são apresentados por eixos teóricos, que tratam das características e uso das (TDICs) e da sua relação com a aprendizagem. Palavras-chave: Educação a Distância, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino Aprendizagem.