Ao longo da história do ensino de línguas estrangeiras ao redor do mundo, diversas metodologias de ensino foram desenvolvidas, cada uma com seus procedimentos e ideais que visavam atingir diferentes objetivos. No cenário de educação de língua estrangeira no Brasil, especialmente quando se fala de educação básica pública, é possível observar uma cultura de ineficiência motivada por diversos fatores, como a falta de preparação dos profissionais educadores e a falta de motivação dos estudantes. Sendo assim, em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, baseada especialmente nos estudos de Oliveira (2014) e Cittolin (2003), buscaremos observar como o método desenvolvido por Gregory Lozanov, a Suggestopedia, poderia ser levado para as salas de aula objetivando melhorar o desempenho dos aprendizes. Dessa forma, abordaremos o método audiolingual, anterior ao método de Lozanov, para entender as motivações históricas e sociais que levaram a queda deste método e surgimento do outro como alternativa. Por fim, refletiremos sobre os pontos positivos e negativos da Suggestopedia, considerando sua possível implementação no trabalho pedagógico dos professores de língua estrangeira, principalmente língua inglesa, nas escolas brasileiras. Considerando as possíveis contribuições positivas que o uso dessa metodologia pode proporcionar em sala de aula, é pertinente que ela faça parte do arcabouço teórico-didático do docente de língua estrangeira, para solucionar problemas no processo de ensino e aprendizagem, especialmente aqueles decorrentes de questões internas como insegurança sobre o domínio da língua estrangeira, desmotivação, entre outros.