Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SUGGESTOPEDIA COMO MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO TEÓRICO E PSICOLÓGICO DO DISCENTE NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100466
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7684
    "inscrito_id" => 22038
    "titulo" => "A SUGGESTOPEDIA COMO MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO TEÓRICO E PSICOLÓGICO DO DISCENTE NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA."
    "resumo" => "Ao longo da história do ensino de línguas estrangeiras ao redor do mundo, diversas metodologias de ensino foram desenvolvidas, cada uma com seus procedimentos e ideais que visavam atingir diferentes objetivos. No cenário de educação de língua estrangeira no Brasil, especialmente quando se fala de educação básica pública, é possível observar uma cultura de ineficiência motivada por diversos fatores, como a falta de preparação dos profissionais educadores e a falta de motivação dos estudantes. Sendo assim, em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, baseada especialmente nos estudos de Oliveira (2014) e Cittolin (2003), buscaremos observar como o método desenvolvido por Gregory Lozanov, a Suggestopedia, poderia ser levado para as salas de aula objetivando melhorar o desempenho dos aprendizes. Dessa forma, abordaremos o método audiolingual, anterior ao método de Lozanov, para entender as motivações históricas e sociais que levaram a queda deste método e surgimento do outro como alternativa. Por fim, refletiremos sobre os pontos positivos e negativos da Suggestopedia, considerando sua possível implementação no trabalho pedagógico dos professores de língua estrangeira, principalmente língua inglesa, nas escolas brasileiras. Considerando as possíveis contribuições positivas que o uso dessa metodologia pode proporcionar em sala de aula, é pertinente que ela faça parte do arcabouço teórico-didático do docente de língua estrangeira, para solucionar problemas no processo de ensino e aprendizagem, especialmente aqueles decorrentes de questões internas como insegurança sobre o domínio da língua estrangeira, desmotivação, entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22038_TB7684_11092023083814.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN KAROLLYNE TAVARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Ellen Karollyne"
    "autor_email" => "ellen.karollynes16011@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100466
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7684
    "inscrito_id" => 22038
    "titulo" => "A SUGGESTOPEDIA COMO MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO TEÓRICO E PSICOLÓGICO DO DISCENTE NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA."
    "resumo" => "Ao longo da história do ensino de línguas estrangeiras ao redor do mundo, diversas metodologias de ensino foram desenvolvidas, cada uma com seus procedimentos e ideais que visavam atingir diferentes objetivos. No cenário de educação de língua estrangeira no Brasil, especialmente quando se fala de educação básica pública, é possível observar uma cultura de ineficiência motivada por diversos fatores, como a falta de preparação dos profissionais educadores e a falta de motivação dos estudantes. Sendo assim, em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, baseada especialmente nos estudos de Oliveira (2014) e Cittolin (2003), buscaremos observar como o método desenvolvido por Gregory Lozanov, a Suggestopedia, poderia ser levado para as salas de aula objetivando melhorar o desempenho dos aprendizes. Dessa forma, abordaremos o método audiolingual, anterior ao método de Lozanov, para entender as motivações históricas e sociais que levaram a queda deste método e surgimento do outro como alternativa. Por fim, refletiremos sobre os pontos positivos e negativos da Suggestopedia, considerando sua possível implementação no trabalho pedagógico dos professores de língua estrangeira, principalmente língua inglesa, nas escolas brasileiras. Considerando as possíveis contribuições positivas que o uso dessa metodologia pode proporcionar em sala de aula, é pertinente que ela faça parte do arcabouço teórico-didático do docente de língua estrangeira, para solucionar problemas no processo de ensino e aprendizagem, especialmente aqueles decorrentes de questões internas como insegurança sobre o domínio da língua estrangeira, desmotivação, entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22038_TB7684_11092023083814.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN KAROLLYNE TAVARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Ellen Karollyne"
    "autor_email" => "ellen.karollynes16011@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Ao longo da história do ensino de línguas estrangeiras ao redor do mundo, diversas metodologias de ensino foram desenvolvidas, cada uma com seus procedimentos e ideais que visavam atingir diferentes objetivos. No cenário de educação de língua estrangeira no Brasil, especialmente quando se fala de educação básica pública, é possível observar uma cultura de ineficiência motivada por diversos fatores, como a falta de preparação dos profissionais educadores e a falta de motivação dos estudantes. Sendo assim, em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, baseada especialmente nos estudos de Oliveira (2014) e Cittolin (2003), buscaremos observar como o método desenvolvido por Gregory Lozanov, a Suggestopedia, poderia ser levado para as salas de aula objetivando melhorar o desempenho dos aprendizes. Dessa forma, abordaremos o método audiolingual, anterior ao método de Lozanov, para entender as motivações históricas e sociais que levaram a queda deste método e surgimento do outro como alternativa. Por fim, refletiremos sobre os pontos positivos e negativos da Suggestopedia, considerando sua possível implementação no trabalho pedagógico dos professores de língua estrangeira, principalmente língua inglesa, nas escolas brasileiras. Considerando as possíveis contribuições positivas que o uso dessa metodologia pode proporcionar em sala de aula, é pertinente que ela faça parte do arcabouço teórico-didático do docente de língua estrangeira, para solucionar problemas no processo de ensino e aprendizagem, especialmente aqueles decorrentes de questões internas como insegurança sobre o domínio da língua estrangeira, desmotivação, entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.