A pesquisa teve por objetivo apresentar as potencialidades do uso do Atlas Nacional Digital do Brasil, disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como recurso didático no ensino-aprendizado das temáticas físico-naturais do estado do Piauí. Este trabalho foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas sobre o uso do atlas digital no Ensino de Geografia, documental a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, com foco para as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s), manuseio do Atlas e escolha dos temas, e construção da sequência didática a partir do Atlas. Como resultados, a partir dos mapas temáticos do IBGE, dos temas de geologia, unidades de relevo, solos, clima, hipsométrico, biomas e cobertura vegetal, estes visualizados no subcapítulo “Recursos naturais e questões ambientais”, sugere-se uma sequência didática de uso desse recurso, onde, inicialmente, realiza-se a análise setorizada dos componentes ambientais, na qual os estudantes possam visualizar e interpretar a legenda e sua simbologia. Em seguida, busca-se levantar questões problematizadoras, como a relação da cobertura vegetal com os diferentes tipos de solos, a variação altimétrica do relevo, entre outras, a fim de integrar as bases físicas-naturais à luz do raciocínio geográfico. Conclui-se do potencial do atlas digital para a análise dos componentes físico-naturais do estado do Piauí, sendo ferramenta importante para ser adotada nas aulas de Geografia do estado, além da necessidade da incorporação das geotecnologias no ambiente escolar.