Uma das demandas que ocorreram no ensino emergencial remoto no período pandêmico foi como trabalhar com o estímulo à leitura. Neste estudo, temos por objetivo analisar os resultados de uma gincana literária virtual, desenvolvida no contexto do ensino remoto, e identificar possíveis contribuições para além deste período. Optamos pelo formato Relato de Experiência (RE), por considerá-lo como tipo de produção do conhecimento adequado para abordar a vivência profissional, em articulação com o embasamento científico, na perspectiva de Mussi et al (2021) e Daltro e Faria, (2019). Nosso ponto de partida foi entender a demanda apresentada pela equipe pedagógica e professoras(es) de uma escola, como procedimentos metodológicos adotamos a elaboração coletiva de estratégias. Desenvolvemos uma ação extensionista no Laboratório Lúdico Pedagógico – LALUPE, com acadêmicas das Licenciaturas em Pedagogia e Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e professores e alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em 2021. Optamos pela realização de uma gincana literária virtual ao vislumbrá-la como uma possibilidade para promover o estímulo à leitura de crianças da Educação Básica a partir de demandas decorrentes da curricularização da extensão, do ensino remoto a adaptação das ações extensionistas no contexto da Pandemia por COVID-19. Obtivemos como resultados a criação e implementação da “Gincana Virtual Setembro Literário”, com criação de estratégias que despertem o desejo de ler e que levaram à descoberta do prazer que a literatura infantil proporciona, por meio de atividades lúdicas. Constatamos a promoção de um espaço de aprendizagem e a construção de conhecimentos, que proporcionou a reflexão sobre as práticas pedagógicas e o direcionamento de procedimentos para a melhoria da qualidade do ensino, em contexto de ensino remoto, que podem ser aplicadas para além desse período.