Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GINCANA LITERÁRIA VIRTUAL: UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100459 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7677 "inscrito_id" => 14946 "titulo" => "GINCANA LITERÁRIA VIRTUAL: UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO" "resumo" => "Uma das demandas que ocorreram no ensino emergencial remoto no período pandêmico foi como trabalhar com o estímulo à leitura. Neste estudo, temos por objetivo analisar os resultados de uma gincana literária virtual, desenvolvida no contexto do ensino remoto, e identificar possíveis contribuições para além deste período. Optamos pelo formato Relato de Experiência (RE), por considerá-lo como tipo de produção do conhecimento adequado para abordar a vivência profissional, em articulação com o embasamento científico, na perspectiva de Mussi et al (2021) e Daltro e Faria, (2019). Nosso ponto de partida foi entender a demanda apresentada pela equipe pedagógica e professoras(es) de uma escola, como procedimentos metodológicos adotamos a elaboração coletiva de estratégias. Desenvolvemos uma ação extensionista no Laboratório Lúdico Pedagógico – LALUPE, com acadêmicas das Licenciaturas em Pedagogia e Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e professores e alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em 2021. Optamos pela realização de uma gincana literária virtual ao vislumbrá-la como uma possibilidade para promover o estímulo à leitura de crianças da Educação Básica a partir de demandas decorrentes da curricularização da extensão, do ensino remoto a adaptação das ações extensionistas no contexto da Pandemia por COVID-19. Obtivemos como resultados a criação e implementação da “Gincana Virtual Setembro Literário”, com criação de estratégias que despertem o desejo de ler e que levaram à descoberta do prazer que a literatura infantil proporciona, por meio de atividades lúdicas. Constatamos a promoção de um espaço de aprendizagem e a construção de conhecimentos, que proporcionou a reflexão sobre as práticas pedagógicas e o direcionamento de procedimentos para a melhoria da qualidade do ensino, em contexto de ensino remoto, que podem ser aplicadas para além desse período.Uma das demandas que ocorreram no ensino emergencial remoto no período pandêmico foi como trabalhar com o estímulo à leitura. Neste estudo, temos por objetivo a" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14946_TB7677_04102023225008.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NELBA MARIA TEIXEIRA PISACCO" "autor_nome_curto" => "NELBA" "autor_email" => "nmtpisacco@uepg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100459 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7677 "inscrito_id" => 14946 "titulo" => "GINCANA LITERÁRIA VIRTUAL: UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO" "resumo" => "Uma das demandas que ocorreram no ensino emergencial remoto no período pandêmico foi como trabalhar com o estímulo à leitura. Neste estudo, temos por objetivo analisar os resultados de uma gincana literária virtual, desenvolvida no contexto do ensino remoto, e identificar possíveis contribuições para além deste período. Optamos pelo formato Relato de Experiência (RE), por considerá-lo como tipo de produção do conhecimento adequado para abordar a vivência profissional, em articulação com o embasamento científico, na perspectiva de Mussi et al (2021) e Daltro e Faria, (2019). Nosso ponto de partida foi entender a demanda apresentada pela equipe pedagógica e professoras(es) de uma escola, como procedimentos metodológicos adotamos a elaboração coletiva de estratégias. Desenvolvemos uma ação extensionista no Laboratório Lúdico Pedagógico – LALUPE, com acadêmicas das Licenciaturas em Pedagogia e Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e professores e alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em 2021. Optamos pela realização de uma gincana literária virtual ao vislumbrá-la como uma possibilidade para promover o estímulo à leitura de crianças da Educação Básica a partir de demandas decorrentes da curricularização da extensão, do ensino remoto a adaptação das ações extensionistas no contexto da Pandemia por COVID-19. Obtivemos como resultados a criação e implementação da “Gincana Virtual Setembro Literário”, com criação de estratégias que despertem o desejo de ler e que levaram à descoberta do prazer que a literatura infantil proporciona, por meio de atividades lúdicas. Constatamos a promoção de um espaço de aprendizagem e a construção de conhecimentos, que proporcionou a reflexão sobre as práticas pedagógicas e o direcionamento de procedimentos para a melhoria da qualidade do ensino, em contexto de ensino remoto, que podem ser aplicadas para além desse período.Uma das demandas que ocorreram no ensino emergencial remoto no período pandêmico foi como trabalhar com o estímulo à leitura. Neste estudo, temos por objetivo a" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14946_TB7677_04102023225008.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NELBA MARIA TEIXEIRA PISACCO" "autor_nome_curto" => "NELBA" "autor_email" => "nmtpisacco@uepg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Uma das demandas que ocorreram no ensino emergencial remoto no período pandêmico foi como trabalhar com o estímulo à leitura. Neste estudo, temos por objetivo analisar os resultados de uma gincana literária virtual, desenvolvida no contexto do ensino remoto, e identificar possíveis contribuições para além deste período. Optamos pelo formato Relato de Experiência (RE), por considerá-lo como tipo de produção do conhecimento adequado para abordar a vivência profissional, em articulação com o embasamento científico, na perspectiva de Mussi et al (2021) e Daltro e Faria, (2019). Nosso ponto de partida foi entender a demanda apresentada pela equipe pedagógica e professoras(es) de uma escola, como procedimentos metodológicos adotamos a elaboração coletiva de estratégias. Desenvolvemos uma ação extensionista no Laboratório Lúdico Pedagógico – LALUPE, com acadêmicas das Licenciaturas em Pedagogia e Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e professores e alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em 2021. Optamos pela realização de uma gincana literária virtual ao vislumbrá-la como uma possibilidade para promover o estímulo à leitura de crianças da Educação Básica a partir de demandas decorrentes da curricularização da extensão, do ensino remoto a adaptação das ações extensionistas no contexto da Pandemia por COVID-19. Obtivemos como resultados a criação e implementação da “Gincana Virtual Setembro Literário”, com criação de estratégias que despertem o desejo de ler e que levaram à descoberta do prazer que a literatura infantil proporciona, por meio de atividades lúdicas. Constatamos a promoção de um espaço de aprendizagem e a construção de conhecimentos, que proporcionou a reflexão sobre as práticas pedagógicas e o direcionamento de procedimentos para a melhoria da qualidade do ensino, em contexto de ensino remoto, que podem ser aplicadas para além desse período.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.