GINCANA LITERÁRIA VIRTUAL: UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100459 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7677 "inscrito_id" => 14946 "titulo" => "GINCANA LITERÁRIA VIRTUAL: UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO" "resumo" => "Uma das demandas que ocorreram no ensino emergencial remoto no período pandêmico foi como trabalhar com o estímulo à leitura. Neste estudo, temos por objetivo analisar os resultados de uma gincana literária virtual, desenvolvida no contexto do ensino remoto, e identificar possíveis contribuições para além deste período. Optamos pelo formato Relato de Experiência (RE), por considerá-lo como tipo de produção do conhecimento adequado para abordar a vivência profissional, em articulação com o embasamento científico, na perspectiva de Mussi et al (2021) e Daltro e Faria, (2019). Nosso ponto de partida foi entender a demanda apresentada pela equipe pedagógica e professoras(es) de uma escola, como procedimentos metodológicos adotamos a elaboração coletiva de estratégias. Desenvolvemos uma ação extensionista no Laboratório Lúdico Pedagógico – LALUPE, com acadêmicas das Licenciaturas em Pedagogia e Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e professores e alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em 2021. Optamos pela realização de uma gincana literária virtual ao vislumbrá-la como uma possibilidade para promover o estímulo à leitura de crianças da Educação Básica a partir de demandas decorrentes da curricularização da extensão, do ensino remoto a adaptação das ações extensionistas no contexto da Pandemia por COVID-19. Obtivemos como resultados a criação e implementação da “Gincana Virtual Setembro Literário”, com criação de estratégias que despertem o desejo de ler e que levaram à descoberta do prazer que a literatura infantil proporciona, por meio de atividades lúdicas. Constatamos a promoção de um espaço de aprendizagem e a construção de conhecimentos, que proporcionou a reflexão sobre as práticas pedagógicas e o direcionamento de procedimentos para a melhoria da qualidade do ensino, em contexto de ensino remoto, que podem ser aplicadas para além desse período." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14946_TB7677_04102023225008.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NELBA MARIA TEIXEIRA PISACCO" "autor_nome_curto" => "NELBA" "autor_email" => "nmtpisacco@uepg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100459 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7677 "inscrito_id" => 14946 "titulo" => "GINCANA LITERÁRIA VIRTUAL: UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO" "resumo" => "Uma das demandas que ocorreram no ensino emergencial remoto no período pandêmico foi como trabalhar com o estímulo à leitura. Neste estudo, temos por objetivo analisar os resultados de uma gincana literária virtual, desenvolvida no contexto do ensino remoto, e identificar possíveis contribuições para além deste período. Optamos pelo formato Relato de Experiência (RE), por considerá-lo como tipo de produção do conhecimento adequado para abordar a vivência profissional, em articulação com o embasamento científico, na perspectiva de Mussi et al (2021) e Daltro e Faria, (2019). Nosso ponto de partida foi entender a demanda apresentada pela equipe pedagógica e professoras(es) de uma escola, como procedimentos metodológicos adotamos a elaboração coletiva de estratégias. Desenvolvemos uma ação extensionista no Laboratório Lúdico Pedagógico – LALUPE, com acadêmicas das Licenciaturas em Pedagogia e Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e professores e alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em 2021. Optamos pela realização de uma gincana literária virtual ao vislumbrá-la como uma possibilidade para promover o estímulo à leitura de crianças da Educação Básica a partir de demandas decorrentes da curricularização da extensão, do ensino remoto a adaptação das ações extensionistas no contexto da Pandemia por COVID-19. Obtivemos como resultados a criação e implementação da “Gincana Virtual Setembro Literário”, com criação de estratégias que despertem o desejo de ler e que levaram à descoberta do prazer que a literatura infantil proporciona, por meio de atividades lúdicas. Constatamos a promoção de um espaço de aprendizagem e a construção de conhecimentos, que proporcionou a reflexão sobre as práticas pedagógicas e o direcionamento de procedimentos para a melhoria da qualidade do ensino, em contexto de ensino remoto, que podem ser aplicadas para além desse período." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14946_TB7677_04102023225008.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NELBA MARIA TEIXEIRA PISACCO" "autor_nome_curto" => "NELBA" "autor_email" => "nmtpisacco@uepg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }