O presente artigo refere-se à avaliação da percepção de estudantes de Licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior Pública do Estado do Ceará, acerca do ensino de técnicas de comunicação para o aprimoramento da oralidade, seu impacto na formação docente e na qualidade do ensino. A partir dessa ação, pretende-se evidenciar a importância do ensino de técnicas de fala, oratória, voz e expressividade para a formação qualificada de professores nos cursos de Licenciatura e como esse conhecimento pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e o aperfeiçoamento da prática docente. Trata-se de uma pesquisa descritiva. As técnicas que fundamentam essa ação são de aquecimento e desaquecimento vocal propostas por Masson (2009), que possibilitam a preparação da voz para o uso em sala de aula. A pesquisa foi iniciada com uma turma de 30 alunos, onde foi aplicada uma entrevista semiestruturada para verificar a percepção dos estudantes sobre a importância das técnicas de comunicação para a formação docente e qualidade do ensino. Uma aula foi ministrada por uma Fonoaudióloga e uma Pedagoga e Regente, à convite da Professora da Disciplina de Didática. Foram apresentadas informações sobre a importância de planejar o discurso e falar com naturalidade para transmitir a informação de forma clara e objetiva. Ao fim, foram fornecidas orientações sobre saúde vocal, prática de exercícios respiratórios, vocais, de articulação, canto e aplicação dos questionários. A partir dos questionários foi possível identificar que 95% dos estudantes consideraram o ensino de técnicas de comunicação relevantes para a formação, 80% relataram sensação de bem estar após a prática das técnicas e 95% consideraram que a comunicação pode impactar na prática pedagógica e na qualidade do ensino. Em conclusão, observa-se que os estudantes consideram a comunicação relevante para a sua formação, entretanto, as Licenciaturas não contemplam disciplinas com conteúdo sobre a temática