O presente trabalho visa apresentar e discutir o cenário do ensino de física na GRE (Gerência Regional de Educação) no estado de Pernambuco composta pela cidade de Floresta (cidade sede), Carnaubeira da Penha, Belém de São Francisco, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu. Nessa proposta foram listados vários parâmetros relacionados ao ensino de física da região, por exemplo: quantitativo de docentes atuantes na área, estrutura física das escolas, materiais didáticos utilizados, premiações em olimpíadas escolares etc.. Além disso, esses parâmetros foram discutidos no intuito de expor as carências existentes e propor estratégias para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. De posse desses dados, os principais problemas identificados foram: a escassez de profissionais licenciados em Física, estrutura física deficiente (apresentando vários problemas em relação ao acesso à internet de banda larga, inexistência de laboratórios ou laboratórios precários) e professores de outras áreas assumindo componentes curriculares de Física. Portanto, ficou evidente a necessidade de se repensar o ensino de física e o tratar como prioridade começando pelo incentivo e valorização da profissão docente que é historicamente desvalorizada, melhoria da estrutura das escolas, investimento em formação continuada, promoção de ações efetivas para a aproximação entre escola, aluno e comunidade, além de uma reflexão profunda das metodologias aplicadas em sala de aula.