No final do ano de 2021 , num período ainda pandêmico, a Secretaria de Educação de Alagoas -SEDUC lançou um dos programas inovadores na tentativa de corrigir as deficiências de aprendizagens que foram considerads heranças do ensino emergencial remoto. O Programa Professor Mentor, meu Projeto de Vida (PMPV) é uma iniciativa pública que tem como alicerce a orientação e apoio aos estudantes por meio de mentores professores, ambos bolsistas e com o objetivo final de inserçao em projetos de pesquisas que colaborem com os projetos de vida de ambos os atores. O contexto do estudo é o sistema educacional público, numa escola da periferia que enfrenta desafios como taxas de evasão escolar consideráveis, falta de motivação dos alunos e a desconexão entre o currículo escolar e as aspirações dos estudantes. Objetivos da pesquisa: é ouvir relatos dos professores mentores, estudantes monitores e coordenadores pedagógicos que atuaram nas escolas. Para tanto, optou-se aplicar um questionário via google forms, entrevistas inloco e registro das evidências dos trabalhos realizados. Mas sobretudo, quais os impactos que um programa como esse,numa realiada tão adversa, representou para cada um e principalmente para os estudantes.Quais métodos foram introduzidos e como os rofessores foram preparados para trabalhar nesse que foi considerado um dos melhores programas educacionais do Brasil em 2022. Espera-se que os relatos evidenciem quais os principais avanços e entraves na condução do PMPV. Assim, esse artigo destaca o Programa Professor Mentor como uma proposta inovadora que busca melhorar a experiência educacional dos estudantes, fornecendo suporte personalizado e orientação para ajuda-los a alcançar seus projetos de vida. Ao abordar os avanços alcançados e os entraves encontrados, o estudo oferece conhecimentos valiosos para a implantação bem sucedida de iniciativas semelhantes no contexto educacional.