Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A ZOOLOGIA NA PRÁTICA: AMPLIANDO A PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100445
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7659
    "inscrito_id" => 22487
    "titulo" => "EXPLORANDO A ZOOLOGIA NA PRÁTICA: AMPLIANDO A PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Em uma colaboração entre o IFPB e a Secretaria Municipal de Educação de Cabedelo/PB, foi desenvolvido o projeto "Atividades práticas e experimentais em laboratório" com o objetivo de inovar o processo de ensino-aprendizagem de ciências no contexto pós Ensino Remoto Emergencial. O projeto proporcionou o acesso a atividades teórico-práticas no Laboratório de Zoologia do IFPB Cabedelo, entre os meses de novembro de 2022 a junho de 2023, onde sete escolas do município foram contempladas, abrangendo turmas do 8º ao 9º ano, que correspondem aos anos finais do ensino fundamental. Ao todo, cerca de 300 alunos puderam vivenciar as atividades práticas no laboratório, aprimorando seu conhecimento em zoologia e estimulando o interesse pela área científica. Por meio de visitas guiadas, os estudantes de várias escolas tiveram a oportunidade de acessar o laboratório de zoologia, onde foram apresentados diversos conteúdos. Inicialmente, foi feito um levantamento sobre as diferenças entre animais vertebrados e invertebrados. A partir disso, iniciou-se a parte teórico-prática, onde foram apresentados exemplos disponíveis no laboratório. No grupo dos animais vertebrados, foram expostas peças de peixes, anfíbios, aves, mamíferos e répteis, enquanto nos animais invertebrados havia exemplares de artrópodes, poríferos, anelídeos, moluscos e nematódeos. Esses exemplos destacaram as principais características morfológicas, reprodutivas e curiosidades de cada grupo. Após a parte teórica, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a prática, podendo tocar nas peças, tirar fotos e observar os exemplares por meio de lupas. Essa abordagem prática estimulou o engajamento dos estudantes, promovendo uma conexão mais palpável com os conteúdos aprendidos e incentivando a curiosidade científica. A parceria entre o IFPB Campus Cabedelo/PB e a Secretaria Municipal de Educação de Cabedelo/PB possibilitou uma maior proximidade com as comunidades escolares, estimulando o interesse dos alunos e transformando a perspectiva sobre a disciplina de ciências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID22487_TB7659_10122023191623.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE BATISTA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALICE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "oliveira.batista@academic"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100445
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7659
    "inscrito_id" => 22487
    "titulo" => "EXPLORANDO A ZOOLOGIA NA PRÁTICA: AMPLIANDO A PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Em uma colaboração entre o IFPB e a Secretaria Municipal de Educação de Cabedelo/PB, foi desenvolvido o projeto "Atividades práticas e experimentais em laboratório" com o objetivo de inovar o processo de ensino-aprendizagem de ciências no contexto pós Ensino Remoto Emergencial. O projeto proporcionou o acesso a atividades teórico-práticas no Laboratório de Zoologia do IFPB Cabedelo, entre os meses de novembro de 2022 a junho de 2023, onde sete escolas do município foram contempladas, abrangendo turmas do 8º ao 9º ano, que correspondem aos anos finais do ensino fundamental. Ao todo, cerca de 300 alunos puderam vivenciar as atividades práticas no laboratório, aprimorando seu conhecimento em zoologia e estimulando o interesse pela área científica. Por meio de visitas guiadas, os estudantes de várias escolas tiveram a oportunidade de acessar o laboratório de zoologia, onde foram apresentados diversos conteúdos. Inicialmente, foi feito um levantamento sobre as diferenças entre animais vertebrados e invertebrados. A partir disso, iniciou-se a parte teórico-prática, onde foram apresentados exemplos disponíveis no laboratório. No grupo dos animais vertebrados, foram expostas peças de peixes, anfíbios, aves, mamíferos e répteis, enquanto nos animais invertebrados havia exemplares de artrópodes, poríferos, anelídeos, moluscos e nematódeos. Esses exemplos destacaram as principais características morfológicas, reprodutivas e curiosidades de cada grupo. Após a parte teórica, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a prática, podendo tocar nas peças, tirar fotos e observar os exemplares por meio de lupas. Essa abordagem prática estimulou o engajamento dos estudantes, promovendo uma conexão mais palpável com os conteúdos aprendidos e incentivando a curiosidade científica. A parceria entre o IFPB Campus Cabedelo/PB e a Secretaria Municipal de Educação de Cabedelo/PB possibilitou uma maior proximidade com as comunidades escolares, estimulando o interesse dos alunos e transformando a perspectiva sobre a disciplina de ciências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID22487_TB7659_10122023191623.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE BATISTA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALICE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "oliveira.batista@academic"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Em uma colaboração entre o IFPB e a Secretaria Municipal de Educação de Cabedelo/PB, foi desenvolvido o projeto "Atividades práticas e experimentais em laboratório" com o objetivo de inovar o processo de ensino-aprendizagem de ciências no contexto pós Ensino Remoto Emergencial. O projeto proporcionou o acesso a atividades teórico-práticas no Laboratório de Zoologia do IFPB Cabedelo, entre os meses de novembro de 2022 a junho de 2023, onde sete escolas do município foram contempladas, abrangendo turmas do 8º ao 9º ano, que correspondem aos anos finais do ensino fundamental. Ao todo, cerca de 300 alunos puderam vivenciar as atividades práticas no laboratório, aprimorando seu conhecimento em zoologia e estimulando o interesse pela área científica. Por meio de visitas guiadas, os estudantes de várias escolas tiveram a oportunidade de acessar o laboratório de zoologia, onde foram apresentados diversos conteúdos. Inicialmente, foi feito um levantamento sobre as diferenças entre animais vertebrados e invertebrados. A partir disso, iniciou-se a parte teórico-prática, onde foram apresentados exemplos disponíveis no laboratório. No grupo dos animais vertebrados, foram expostas peças de peixes, anfíbios, aves, mamíferos e répteis, enquanto nos animais invertebrados havia exemplares de artrópodes, poríferos, anelídeos, moluscos e nematódeos. Esses exemplos destacaram as principais características morfológicas, reprodutivas e curiosidades de cada grupo. Após a parte teórica, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a prática, podendo tocar nas peças, tirar fotos e observar os exemplares por meio de lupas. Essa abordagem prática estimulou o engajamento dos estudantes, promovendo uma conexão mais palpável com os conteúdos aprendidos e incentivando a curiosidade científica. A parceria entre o IFPB Campus Cabedelo/PB e a Secretaria Municipal de Educação de Cabedelo/PB possibilitou uma maior proximidade com as comunidades escolares, estimulando o interesse dos alunos e transformando a perspectiva sobre a disciplina de ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.