Estudos recentes mostram que o processo de ensino e aprendizagem vai além da simples transferência de conhecimento do professor para o aluno, sendo essencial desenvolver o pensamento lógico e a construção ativa do conhecimento pelo aluno. As metodologias ativas são abordagens nas quais os alunos assumem um papel protagonista, enquanto os professores facilitam o processo de ensino. Nesse contexto, os métodos tradicionais e os professores não são mais os únicos portadores do conhecimento em sala de aula. O objetivo deste estudo é analisar pesquisas que abordam a utilização de jogos didáticos como uma forma de aprendizagem ativa, visando contribuir para o conhecimento dos alunos na área de química. Este artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão sistemática, utilizando a plataforma periódicos CAPES, e os descritores usados formam: “Ensino de química”; “Aprendizagem ativa”; e “Jogos didáticos”, todos colocados em “Qualquer campo”. No início, foram identificados sete estudos relacionados às palavras-chave avaliadas, após utilizar os critérios de inclusão e exclusão restaram apenas quatro artigos para serem analisados na íntegra. O uso de jogos didáticos, como estratégia alternativa, facilita a compreensão de temas complexos e abstratos, especialmente na disciplina de Química, ao estimular a participação, motivação e raciocínio dos estudantes. Os professores devem utilizar metodologias ativas, como os jogos didáticos, para facilitar a aprendizagem e promover um ensino eficaz. Essa abordagem fornece uma nova perspectiva sobre os assuntos abordados na área de Química, que muitos estudantes consideram complexos devido à dificuldade de contextualizar os conteúdos com a realidade deles. Diante do exposto, percebe-se que a utilização de metodologias ativas, como o jogo didático, é essencial para alcançar uma aprendizagem significativa. Essa abordagem se mostra altamente eficaz, pois auxilia na contextualização dos conteúdos abordados em sala de aula, motivando os alunos e incentivando a reflexão sobre o assunto.