Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM ATIVA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97583
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3902
    "inscrito_id" => 15688
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM ATIVA"
    "resumo" => "Estudos recentes mostram que o processo de ensino e aprendizagem vai além da simples transferência de conhecimento do professor para o aluno, sendo essencial desenvolver o pensamento lógico e a construção ativa do conhecimento pelo aluno. As metodologias ativas são abordagens nas quais os alunos assumem um papel protagonista, enquanto os professores facilitam o processo de ensino. Nesse contexto, os métodos tradicionais e os professores não são mais os únicos portadores do conhecimento em sala de aula. O objetivo deste estudo é analisar pesquisas que abordam a utilização de jogos didáticos como uma forma de aprendizagem ativa, visando contribuir para o conhecimento dos alunos na área de química. Este artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão sistemática, utilizando a plataforma periódicos CAPES, e os descritores usados formam: “Ensino de química”; “Aprendizagem ativa”; e “Jogos didáticos”, todos colocados em “Qualquer campo”. No início, foram identificados sete estudos relacionados às palavras-chave avaliadas, após utilizar os critérios de inclusão e exclusão restaram apenas quatro artigos para serem analisados na íntegra. O uso de jogos didáticos, como estratégia alternativa, facilita a compreensão de temas complexos e abstratos, especialmente na disciplina de Química, ao estimular a participação, motivação e raciocínio dos estudantes. Os professores devem utilizar metodologias ativas, como os jogos didáticos, para facilitar a aprendizagem e promover um ensino eficaz. Essa abordagem fornece uma nova perspectiva sobre os assuntos abordados na área de Química, que muitos estudantes consideram complexos devido à dificuldade de contextualizar os conteúdos com a realidade deles. Diante do exposto, percebe-se que a utilização de metodologias ativas, como o jogo didático, é essencial para alcançar uma aprendizagem significativa. Essa abordagem se mostra altamente eficaz, pois auxilia na contextualização dos conteúdos abordados em sala de aula, motivando os alunos e incentivando a reflexão sobre o assunto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15688_TB3902_19092023175058.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMYLA EMANOELLA CAETANO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Kamyla Caetano"
    "autor_email" => "kamylaferreira00@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97583
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3902
    "inscrito_id" => 15688
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A APRENDIZAGEM ATIVA"
    "resumo" => "Estudos recentes mostram que o processo de ensino e aprendizagem vai além da simples transferência de conhecimento do professor para o aluno, sendo essencial desenvolver o pensamento lógico e a construção ativa do conhecimento pelo aluno. As metodologias ativas são abordagens nas quais os alunos assumem um papel protagonista, enquanto os professores facilitam o processo de ensino. Nesse contexto, os métodos tradicionais e os professores não são mais os únicos portadores do conhecimento em sala de aula. O objetivo deste estudo é analisar pesquisas que abordam a utilização de jogos didáticos como uma forma de aprendizagem ativa, visando contribuir para o conhecimento dos alunos na área de química. Este artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão sistemática, utilizando a plataforma periódicos CAPES, e os descritores usados formam: “Ensino de química”; “Aprendizagem ativa”; e “Jogos didáticos”, todos colocados em “Qualquer campo”. No início, foram identificados sete estudos relacionados às palavras-chave avaliadas, após utilizar os critérios de inclusão e exclusão restaram apenas quatro artigos para serem analisados na íntegra. O uso de jogos didáticos, como estratégia alternativa, facilita a compreensão de temas complexos e abstratos, especialmente na disciplina de Química, ao estimular a participação, motivação e raciocínio dos estudantes. Os professores devem utilizar metodologias ativas, como os jogos didáticos, para facilitar a aprendizagem e promover um ensino eficaz. Essa abordagem fornece uma nova perspectiva sobre os assuntos abordados na área de Química, que muitos estudantes consideram complexos devido à dificuldade de contextualizar os conteúdos com a realidade deles. Diante do exposto, percebe-se que a utilização de metodologias ativas, como o jogo didático, é essencial para alcançar uma aprendizagem significativa. Essa abordagem se mostra altamente eficaz, pois auxilia na contextualização dos conteúdos abordados em sala de aula, motivando os alunos e incentivando a reflexão sobre o assunto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15688_TB3902_19092023175058.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMYLA EMANOELLA CAETANO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Kamyla Caetano"
    "autor_email" => "kamylaferreira00@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Estudos recentes mostram que o processo de ensino e aprendizagem vai além da simples transferência de conhecimento do professor para o aluno, sendo essencial desenvolver o pensamento lógico e a construção ativa do conhecimento pelo aluno. As metodologias ativas são abordagens nas quais os alunos assumem um papel protagonista, enquanto os professores facilitam o processo de ensino. Nesse contexto, os métodos tradicionais e os professores não são mais os únicos portadores do conhecimento em sala de aula. O objetivo deste estudo é analisar pesquisas que abordam a utilização de jogos didáticos como uma forma de aprendizagem ativa, visando contribuir para o conhecimento dos alunos na área de química. Este artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão sistemática, utilizando a plataforma periódicos CAPES, e os descritores usados formam: “Ensino de química”; “Aprendizagem ativa”; e “Jogos didáticos”, todos colocados em “Qualquer campo”. No início, foram identificados sete estudos relacionados às palavras-chave avaliadas, após utilizar os critérios de inclusão e exclusão restaram apenas quatro artigos para serem analisados na íntegra. O uso de jogos didáticos, como estratégia alternativa, facilita a compreensão de temas complexos e abstratos, especialmente na disciplina de Química, ao estimular a participação, motivação e raciocínio dos estudantes. Os professores devem utilizar metodologias ativas, como os jogos didáticos, para facilitar a aprendizagem e promover um ensino eficaz. Essa abordagem fornece uma nova perspectiva sobre os assuntos abordados na área de Química, que muitos estudantes consideram complexos devido à dificuldade de contextualizar os conteúdos com a realidade deles. Diante do exposto, percebe-se que a utilização de metodologias ativas, como o jogo didático, é essencial para alcançar uma aprendizagem significativa. Essa abordagem se mostra altamente eficaz, pois auxilia na contextualização dos conteúdos abordados em sala de aula, motivando os alunos e incentivando a reflexão sobre o assunto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.