O estágio supervisionado de Literatura no Ensino Médio configura-se como uma importante oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória acadêmica e nas disciplinas teóricas. Diante disso, esta pesquisa-ação busca apresentar reflexões sobre a experiência adquirida em uma disciplina prática do curso de Letras-Português da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da leitura literária dos cordéis Herdeiras de Maria de Lourdes Aragão Catunda e Uma Viagem no Pau-de-Arara da dramaturga Maria de Lourdes Nunes Ramalho, para uma turma de alunos que estavam se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) através de um curso piloto oferecido remotamente via Google Meet. Para essa análise, serão consideradas as concepções teóricas de Alves (2013) e Marinho e Pinheiro (2012), Cosson (2009) e Souza e Cosson (2011), e Candido (2011) em relação ao ensino de literatura e à leitura do gênero cordel. Além disso, serão utilizadas as contribuições teóricas de Dalvi (2013), Felício e Oliveira (2008), Luft e Fischer (2017), entre outros autores, para embasar as discussões sobre o estágio supervisionado de literatura e a presença da literatura no ENEM. Os resultados obtidos por meio dessa prática em sala de aula revelam que o gênero cordel ainda é pouco explorado no Ensino Médio. No entanto, quando a leitura desse gênero é oferecida, são obtidos resultados significativos. Os alunos demonstraram um maior envolvimento e entusiasmo durante as atividades relacionadas aos cordéis, evidenciando um aumento no interesse pela literatura e na compreensão das características desse gênero. Além disso, a abordagem do cordel no contexto de preparação para o ENEM permitiu que os estudantes ampliassem seu repertório literário e cultural, desenvolvendo habilidades de análise, interpretação e reflexão crítica.