A Educação Matemática vem passando por mudanças ao longo do tempo. A forma como se aprende vem sendo amplamente estudada, bem como a maneira de ensinar matemática. Neste contexto observa-se possíveis metodologias capazes de auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem, nas quais encontra-se a Sequência Didática (SD) como alternativa viável na conjectura escolar. Este trabalho tem por objetivo de refletir sobre uma vivência no contexto do Programa Residência Pedagógica, com ênfase na realização de uma SD para a abordagem do conteúdo de porcentagem. Para embasamento teórico foram utilizados estudos que discorrem sobre aprendizagem e metodologias de ensino (Gonçalves; Lima, 2020; Monteiro; Silva, 2019, Freitas, 2017, Zaballa, 2014 e Grando, 2004). De abordagem qualitativa, trata-se de um relato de experiência, cujos dados foram construídos a partir de registros em diários de bordo. O desenvolvido da SD ocorreu na disciplina eletiva de Matemática Financeira, com vinte e sete alunos do 1º ano ao 3º ano do Ensino Médio e abordou o conteúdo de Porcentagem enfatizando conceito, cálculos, propriedades e aplicações. Nos resultados, observou-se a atenção dos alunos quando verificaram que a porcentagem pode ser definida como uma fração na qual o denominador é igual a 100, expressando uma razão entre um número qualquer e o número 100, por isto usa-se o termo por cento, isto é, dividido por 100. Na exploração do conteúdo foi utilizado o jogo “Passa-Repassa” com problemas sobre o assunto. Notou-se potencialidades e desafios, ao passo que boa parte dos alunos mostraram interesse na dinâmica de trabalho, principalmente por motivá-los tirando-os da rotina e promovendo aprendizado de forma lúdica. Portanto, a SD pode ser uma estratégia de ensino que pode aproximar conhecimentos matemáticos do cotidiano de estudantes para a (re)significação de conteúdos e competências necessárias ao seu desenvolvimento.