CORPO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: PERCEPÇÕES INICIAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100429 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7637 "inscrito_id" => 20321 "titulo" => "CORPO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: PERCEPÇÕES INICIAIS" "resumo" => "A partir do princípio de que o movimento é a primeira maneira de interação da criança consigo e com o mundo, é possível compreender que ela explora, conhece e descobre sobre seu corpo, na relação com o meio e com o que está ao seu redor. Expressando suas emoções, pensamentos e sentimentos, construindo e desenvolvendo aprendizagens. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência no projeto de extensão Corpo e movimento na Educação da Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como refletir acerca da importância do movimento nessa etapa. O projeto de extensão se desenvolve no Núcleo de Educação da Infância - NEI-CAp/UFRN. A realização se dá por meio de oficinas semanais, em que os bolsistas ministram, com a supervisão das professoras das turmas, o encontro para as crianças da Educação Infantil, desenvolvendo atividades com o intuito de que elas se movimentem e possam experienciar as diversas dinâmicas se descobrindo e interagindo consigo e com o mundo ao seu redor. Diante disso, as oficinas são pensadas no movimento corporal, oportunizando para que elas possam ter esse espaço para movimentar-se e desenvolver-se. Ao final de cada oficina é conversado sobre o que sentiram, o que acharam e se tiveram alguma dificuldade na realização da prática. Além disso, é utilizado outras formas de registros, como o desenho como meio de expressão. A expressividade se dá de diversas maneiras, sendo uma das linguagens corporais que temos. Em suma, pode-se perceber a importância do movimento para a criança, uma vez que o desenvolvimento se dá integralmente, e, o movimento corporal tem papel fundamental nessa construção. O processo de criação da consciência corporal é importante para o desenvolvimento integral da criança, dado que a sua relação com o mundo e com o outro, inicia-se do relacionamento consigo mesmo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20321_TB7637_10122023211524.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANNILDE DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "RANNILDE" "autor_email" => "rannilde.silva.710@ufrn.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100429 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7637 "inscrito_id" => 20321 "titulo" => "CORPO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: PERCEPÇÕES INICIAIS" "resumo" => "A partir do princípio de que o movimento é a primeira maneira de interação da criança consigo e com o mundo, é possível compreender que ela explora, conhece e descobre sobre seu corpo, na relação com o meio e com o que está ao seu redor. Expressando suas emoções, pensamentos e sentimentos, construindo e desenvolvendo aprendizagens. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência no projeto de extensão Corpo e movimento na Educação da Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como refletir acerca da importância do movimento nessa etapa. O projeto de extensão se desenvolve no Núcleo de Educação da Infância - NEI-CAp/UFRN. A realização se dá por meio de oficinas semanais, em que os bolsistas ministram, com a supervisão das professoras das turmas, o encontro para as crianças da Educação Infantil, desenvolvendo atividades com o intuito de que elas se movimentem e possam experienciar as diversas dinâmicas se descobrindo e interagindo consigo e com o mundo ao seu redor. Diante disso, as oficinas são pensadas no movimento corporal, oportunizando para que elas possam ter esse espaço para movimentar-se e desenvolver-se. Ao final de cada oficina é conversado sobre o que sentiram, o que acharam e se tiveram alguma dificuldade na realização da prática. Além disso, é utilizado outras formas de registros, como o desenho como meio de expressão. A expressividade se dá de diversas maneiras, sendo uma das linguagens corporais que temos. Em suma, pode-se perceber a importância do movimento para a criança, uma vez que o desenvolvimento se dá integralmente, e, o movimento corporal tem papel fundamental nessa construção. O processo de criação da consciência corporal é importante para o desenvolvimento integral da criança, dado que a sua relação com o mundo e com o outro, inicia-se do relacionamento consigo mesmo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20321_TB7637_10122023211524.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANNILDE DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "RANNILDE" "autor_email" => "rannilde.silva.710@ufrn.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }