Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM ZOOTECNIA PARA A FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA PELO PRONERA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99095
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5858
    "inscrito_id" => 15061
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM ZOOTECNIA PARA A FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA PELO PRONERA."
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição da disciplina de Apicultura na formação profissional dos discentes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).O Pronera é uma política pública de Educação no Campo, representada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, executada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria – INCRA. No início de 2019, o IFMA Campus Caxias juntamente com Prefeitura Municipal, Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadores Rurais e o INCRA, promoveram o ingresso de jovens e adultos residentes em Projetos de assentamento ou dependentes de assentados no curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, ofertado em regime de Alternância, Foram selecionados via edital e provas 80 jovens distribuídos em duas turmas “A” e turma “B”. As aulas eram oferecidas através da pedagogia da alternância, onde, os discentes ficaram 15 dias no Campus Caxias (Tempo Escola) e 15 dias em suas comunidades (Tempo Comunidade), sendo orientados por professores e monitores, além de técnicos (Engenheiro Agrônomo e Zootecnista). Considerando a matriz curricular do curso, foi ofertada aos alunos a disciplina de Apicultura, presente na área de Zootecnia, na qual os alunos obtiveram conhecimento de forma teórica e prática, através dos PPjs – Projeto Profissional do Jovem o que permitiu o acompanhamento a vivência com a apicultura, tanto para produção de mel, outros produtos oriundos das abelhas, como sabonetes glicerinados sólidos e líquidos que na sua composição entrava o mel. Para obtenção dos dados, utilizou-se o formulário de pesquisa aplicado aos alunos. Os resultados alcançados com este trabalho possibilitou verificar como a disciplina de Apicultura contribuiu para a formação acadêmica e estimulou os discentes a participarem do Projeto Abelha o qual contribuiu para geração de renda nos Projetos de Assentamento Conceição Mucambo e Caxirimbu, no Município de Caxias-MA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15061_TB5858_04122023201441.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA  MARIA DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Francisca Maria"
    "autor_email" => "franciscamariacxs@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99095
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5858
    "inscrito_id" => 15061
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM ZOOTECNIA PARA A FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA PELO PRONERA."
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição da disciplina de Apicultura na formação profissional dos discentes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).O Pronera é uma política pública de Educação no Campo, representada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, executada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria – INCRA. No início de 2019, o IFMA Campus Caxias juntamente com Prefeitura Municipal, Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadores Rurais e o INCRA, promoveram o ingresso de jovens e adultos residentes em Projetos de assentamento ou dependentes de assentados no curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, ofertado em regime de Alternância, Foram selecionados via edital e provas 80 jovens distribuídos em duas turmas “A” e turma “B”. As aulas eram oferecidas através da pedagogia da alternância, onde, os discentes ficaram 15 dias no Campus Caxias (Tempo Escola) e 15 dias em suas comunidades (Tempo Comunidade), sendo orientados por professores e monitores, além de técnicos (Engenheiro Agrônomo e Zootecnista). Considerando a matriz curricular do curso, foi ofertada aos alunos a disciplina de Apicultura, presente na área de Zootecnia, na qual os alunos obtiveram conhecimento de forma teórica e prática, através dos PPjs – Projeto Profissional do Jovem o que permitiu o acompanhamento a vivência com a apicultura, tanto para produção de mel, outros produtos oriundos das abelhas, como sabonetes glicerinados sólidos e líquidos que na sua composição entrava o mel. Para obtenção dos dados, utilizou-se o formulário de pesquisa aplicado aos alunos. Os resultados alcançados com este trabalho possibilitou verificar como a disciplina de Apicultura contribuiu para a formação acadêmica e estimulou os discentes a participarem do Projeto Abelha o qual contribuiu para geração de renda nos Projetos de Assentamento Conceição Mucambo e Caxirimbu, no Município de Caxias-MA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15061_TB5858_04122023201441.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA  MARIA DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Francisca Maria"
    "autor_email" => "franciscamariacxs@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição da disciplina de Apicultura na formação profissional dos discentes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).O Pronera é uma política pública de Educação no Campo, representada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, executada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria – INCRA. No início de 2019, o IFMA Campus Caxias juntamente com Prefeitura Municipal, Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadores Rurais e o INCRA, promoveram o ingresso de jovens e adultos residentes em Projetos de assentamento ou dependentes de assentados no curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, ofertado em regime de Alternância, Foram selecionados via edital e provas 80 jovens distribuídos em duas turmas “A” e turma “B”. As aulas eram oferecidas através da pedagogia da alternância, onde, os discentes ficaram 15 dias no Campus Caxias (Tempo Escola) e 15 dias em suas comunidades (Tempo Comunidade), sendo orientados por professores e monitores, além de técnicos (Engenheiro Agrônomo e Zootecnista). Considerando a matriz curricular do curso, foi ofertada aos alunos a disciplina de Apicultura, presente na área de Zootecnia, na qual os alunos obtiveram conhecimento de forma teórica e prática, através dos PPjs – Projeto Profissional do Jovem o que permitiu o acompanhamento a vivência com a apicultura, tanto para produção de mel, outros produtos oriundos das abelhas, como sabonetes glicerinados sólidos e líquidos que na sua composição entrava o mel. Para obtenção dos dados, utilizou-se o formulário de pesquisa aplicado aos alunos. Os resultados alcançados com este trabalho possibilitou verificar como a disciplina de Apicultura contribuiu para a formação acadêmica e estimulou os discentes a participarem do Projeto Abelha o qual contribuiu para geração de renda nos Projetos de Assentamento Conceição Mucambo e Caxirimbu, no Município de Caxias-MA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.