Este estudo baseia-se nas experiências obtidas pela turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, da Escola Josefa de Olindina da Conceição, na cidade de Riacho dos Cavalos, Paraíba. Tendo por objetivo geral compreender o que são vias públicas, reconhecendo-as como lugar de vivência e de identidade cultural, realizando uma reflexão e comparação sobre as potencialidades pedagógicas de atividades lúdicas, em especial, o desenvolvimento de maquetes como artefatos culturais no ensino de geografia para ampliar a escala de análise geográfica por meio da construção de maquetes que representem a escola em questão, investigando a redondeza, ou seja, onde fica a escola e o nome das vias públicas que a compõe. Esta metodologia esquematiza as produções acadêmicas da área científica analisando o conhecimento do que já foi elaborado sobre o assunto durante algumas aulas dadas na turma, aprimorando de forma lúdica a educação dos estudantes. Percebeu-se que no processo de ensino e aprendizagem, a interação do lúdico com a realidade do mundo do aluno se torna tão necessário, para buscar novos conhecimentos, entendendo e considerando as dificuldades socioeconômicas e culturais da turma. A construção de maquetes sobre a escola e suas vias públicas torna-se um processo de construção de modelos visíveis para elementos invisíveis, ou seja, é através desse processo e de seus resultados, que os estudantes transformam os conceitos científicos de abstratos para reais, tornando a aula mais atrativa e com uma maior compreensão sobre os assuntos estudados.