A modalidade da educação de jovens e adultos no cotidiano escolar esta se concretizando na atualidade educacional. Os discentes são trabalhadores de classes populares, no Brasil lutam para superarem as condições diárias, é frequente a percepção da procura dessa modalidade, pelos estudantes, no entanto as propostas curriculares são focadas na realidade dos jovens e adultos para estimular a aprendizagem. Nesse sentido, esta pesquisa guiou-se pelo seguinte objetivo geral: refletir sobre a interface da educação de jovens e adultos (EJA) no município de Cumaru-PE. A metodologia utilizada foi uma pesquisa com procedimentos bibliográfico, documental e de campo com uma abordagem qualitativa através de questionário semiestruturado aos professores e alunos da EJA. A pesquisa foi realizada em uma cidade do agreste pernambucano. O estudo transcorreu durante o segundo semestre do ano de 2022, a partir das observações das práxis pedagógicas dos professores da EJA, e dos discentes em sala de aula. Paralelamente ao período de observação, foi aplicado o questionário com os professores da EJA. Ao término do período de observação, foi aplicado o questionário com os alunos. Os resultados apresentaram que as professoras, por sua vez, são formadas em pedagogia com curso de pós-graduação, entretanto não apresentam curso de formação continuada na área da modalidade da EJA. Utilizam o método Paulo Freire como um método para trocar informações e conhecimentos com os alunos utilizando dados de suas próprias realidades. Dessa forma, os professores necessitam de políticas públicas voltadas à formação inicial e continuadas, preparando professores cada vez mais qualificados, capazes de transformar a vida de jovens e adultos.