O estágio supervisionado é um período de descobertas e de aquisição de conhecimentos, é através dele que o discente vivencia a realidade do professor e do aluno no ambiente escolar. Diante desses fatos, é de extrema importância que o professor busque métodos de ensino que possam envolver a todos e consiga atender as especificidades de cada educando, considerando sua vivência sócio-histórico- cultural, pois, se faz necessário que o educador traga para a sala de aula a realidade do aluno, de modo que possibilite vivenciar situações do dia a dia, enxergar os problemas, interver e os transformá-los, (VIGOSKY, 2007). Em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na região metropolitana de Belém-Pá, no bairro da Terra Firme, foi realizado o estágio supervisionado I, e teve como objetivo colocar os estudantes do 4º ano, no centro do processo de ensino/aprendizagem, para formar indivíduos questionadores, proativos e críticos que possam ser capazes de debater e buscar soluções para os problemas propostos. Metodologicamente, foi feita uma aula dialogada, onde o professor foi o mediador, apresentando um problema ambiental existente no cotidiano dos alunos, o lixo e suas consequências, e o que deveria ser feito para amenizar esses danos. Resultando em uma participação ativa dos alunos, pois eles já tinham conhecimentos prévios sobre o que era o lixo, as consequências do descarte irregular e os processos que podem ajudar na preservação do meio ambiente, como a reciclagem e a reutilização dos resíduos.