O trabalho pedagógico com as competências e habilidades socioemocionais são essenciais para o desenvolvimento de um projeto de vida sólido que visa formar cidadãos críticos e preparados para a vivência em sociedade. Neste sentido a Base Nacional Comum Curricular define que idealizar a própria vida é ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive. Este estudo tem por objetivos analisar o planejamento dos estudantes da educação básica em relação ao seu projeto de vida e descrever meios de inferir positivamente neste planejamento, através da abordagem de competências e habilidades socioemocionais. Para a realização do estudo coletamos respostas a perguntas relacionadas ao projeto de vida individual de estudantes de 6 turmas de ensino médio(primeiros e segundos anos) de uma escola estadual do Rio Grande do Sul- RS; as perguntas estavam relacionadas as perspectivas de vida pessoal, profissional e aos sonhos dos estudantes para o presente e o futuro. Após a coleta e análise prévia dos dados brutos de 10 questionamentos, serão selecionados os mais relevantes aos objetivos do estudo, destes será elaborado um corpus textual, que será lançado no software Iramuteq, onde por meio de análises estatísticas multivariadas serão geradas nuvens de palavras e análise de classes de palavras. Através do método de análise textual seremos capazes de inferir como estes estudantes se veem no presente e como desejam estar no futuro e propor estratégias para motiva-los a buscar meios de planejar um projeto de vida que gere mais realização pessoal e por consequência uma vida em sociedade equilibrada e feliz, as estratégias serão baseadas em dinâmicas e propostas pedagógicas que contemplem o uso de competências e habilidades socioemocionais e sejam permeadas de práticas afetivas.