Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONTO “SÓ RESTARAM LEMBRANÇAS”: UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGIO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97309
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3537
    "inscrito_id" => 5008
    "titulo" => "O CONTO “SÓ RESTARAM LEMBRANÇAS”: UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGIO PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo elaborar e analisar um conto, visando ser utilizado como uma proposta didático pedagógica no ensino de Química de forma contextualizado. Tal recurso didático foi elaborado tendo como base um fato que aconteceu na cidade de Maceió, no estado de Alagoas, que é a erosão no solo de vários bairros da referida cidade, devido a retirada do sal-gema. Para o desenvolvimento dessa pesquisa utilizou-se a pesquisa qualitativa. Conforme os resultados deste estudo, o conto “Só restaram lembranças” tem grande potencial para ser utilizado na abordagem dos conteúdos de Química, a saber: impactos ambientais com a extração do sal-gema; erosão do solo; contaminação do solo e da água; reações químicas; formação, usos e aplicações da sal-gema; composição química do sal-gema; ligações químicas; propriedades físicas do sal-gema; processos de extração do sal-gema. Os dados também mostraram que referido conto viabiliza o desenvolvimento de um ensino sustentado na contextualização e problematização, que considera os saberes socioculturais e propicia desenvolvimento da escrita e leitura. Em suma, esse recurso didático pedagógico se apresenta como uma oportunidade para se aprender os conteúdos de Química de maneira atrativa e que faça sentido, além de favorecer a relação entre a literatura e o conhecimento científico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5008_TB3537_19112023111414.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATAÉLIA ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Nataélia Alves"
    "autor_email" => "natyalves_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97309
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3537
    "inscrito_id" => 5008
    "titulo" => "O CONTO “SÓ RESTARAM LEMBRANÇAS”: UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGIO PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo elaborar e analisar um conto, visando ser utilizado como uma proposta didático pedagógica no ensino de Química de forma contextualizado. Tal recurso didático foi elaborado tendo como base um fato que aconteceu na cidade de Maceió, no estado de Alagoas, que é a erosão no solo de vários bairros da referida cidade, devido a retirada do sal-gema. Para o desenvolvimento dessa pesquisa utilizou-se a pesquisa qualitativa. Conforme os resultados deste estudo, o conto “Só restaram lembranças” tem grande potencial para ser utilizado na abordagem dos conteúdos de Química, a saber: impactos ambientais com a extração do sal-gema; erosão do solo; contaminação do solo e da água; reações químicas; formação, usos e aplicações da sal-gema; composição química do sal-gema; ligações químicas; propriedades físicas do sal-gema; processos de extração do sal-gema. Os dados também mostraram que referido conto viabiliza o desenvolvimento de um ensino sustentado na contextualização e problematização, que considera os saberes socioculturais e propicia desenvolvimento da escrita e leitura. Em suma, esse recurso didático pedagógico se apresenta como uma oportunidade para se aprender os conteúdos de Química de maneira atrativa e que faça sentido, além de favorecer a relação entre a literatura e o conhecimento científico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5008_TB3537_19112023111414.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATAÉLIA ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Nataélia Alves"
    "autor_email" => "natyalves_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho teve como objetivo elaborar e analisar um conto, visando ser utilizado como uma proposta didático pedagógica no ensino de Química de forma contextualizado. Tal recurso didático foi elaborado tendo como base um fato que aconteceu na cidade de Maceió, no estado de Alagoas, que é a erosão no solo de vários bairros da referida cidade, devido a retirada do sal-gema. Para o desenvolvimento dessa pesquisa utilizou-se a pesquisa qualitativa. Conforme os resultados deste estudo, o conto “Só restaram lembranças” tem grande potencial para ser utilizado na abordagem dos conteúdos de Química, a saber: impactos ambientais com a extração do sal-gema; erosão do solo; contaminação do solo e da água; reações químicas; formação, usos e aplicações da sal-gema; composição química do sal-gema; ligações químicas; propriedades físicas do sal-gema; processos de extração do sal-gema. Os dados também mostraram que referido conto viabiliza o desenvolvimento de um ensino sustentado na contextualização e problematização, que considera os saberes socioculturais e propicia desenvolvimento da escrita e leitura. Em suma, esse recurso didático pedagógico se apresenta como uma oportunidade para se aprender os conteúdos de Química de maneira atrativa e que faça sentido, além de favorecer a relação entre a literatura e o conhecimento científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.