Este artigo se propõe a discutir como as causas que levam professores e alunos a serem vítimas de violência no âmbito escolar são semelhantes e os resultados apontam para sexo, sexualidade, condição socioeconômica e características físicas, além de debater quais as consequências desta prática. Entretanto, tendo em vista que o princípio dos direitos humanos é o respeito, a justiça e garantir ao indivíduo através de um conjunto de leis uma vida digna e sem violência independente do seu grupo social, é possível perceber que este fundamento não está sendo aplicado dentro das escolas, que deveria ser um ambiente seguro de trabalho e estudo, mas os relatos de professores agredidos neste espaço são diários, bem como os de bullying entre os alunos e ambos ficam desmotivados para exercer sua função social naquele meio educacional, apesar de estarem em papéis diferentes, mas as relações ficam desarmoniosas na sala de aula. O referencial teórico proposto está baseado nos estudos de PLASSA & PASCHOALINO & BERNADELLI (2021); CARAVALHO & BARROCO (2021); SCHILLING (2008). A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, onde estudos seguindo a mesma abordagem deram suporte para o seguimento do trabalho. Conclui-se que este trabalho aborda como os direitos humanos devem ser um meio de intervenção contra a violência no ambiente escolar.