Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONEXÕES GEOGRÁFICAS: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE PALESTRAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA GEOGRAFIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100326
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7504
    "inscrito_id" => 3645
    "titulo" => "CONEXÕES GEOGRÁFICAS: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE PALESTRAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA GEOGRAFIA."
    "resumo" => "O trabalho apresenta o projeto escolar Conexões Geográficas, que consiste em palestras para alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Benigno Pessoa de Araújo da cidade de Goiana (PE), como ferramenta de aprendizagem significativa no ensino formal. O programa teve como objetivo motivar os estudantes a aprender Geografia através das visitas de palestrantes que apresentaram suas vivências culturais em outros países, buscando incentivar e melhorar os resultados de aprendizagem do referido componente curricular. Por meio da palestra, a docente procurou aplicar as teorias vistas em sala, com os depoimentos dos visitantes através da relação dos espaços geográficos vivenciados, buscando apresentar através de imagens do google earth, músicas e da própria oralidade dos visitantes uma aula mais interativa e diferenciada para os alunos desta escola pública, com informações acerca da economia, população, geopolítica, gastronomia, cultura, entre outras curiosidades dos países apresentados. O artigo descreve as ações aplicadas no projeto da escola, fundamenta-se e reflete as teorias da aprendizagem significativa e a prática do ensino da geografia à luz dos autores MOREIRA (2012), MARTINS (2014), CASTELLAR (2016), PONTUSCHKA (2002), OLIVEIRA (2002) entre outros. Como resultado observou-se um crescente interesse dos alunos nas aulas de Geografia sendo observado através da frequência, no rendimento e participação nas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3645_TB7504_13102023133739.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HEVELYNE FIGUEIRÊDO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "HEVELYNE"
    "autor_email" => "hevelyne.gestao@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100326
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7504
    "inscrito_id" => 3645
    "titulo" => "CONEXÕES GEOGRÁFICAS: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE PALESTRAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA GEOGRAFIA."
    "resumo" => "O trabalho apresenta o projeto escolar Conexões Geográficas, que consiste em palestras para alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Benigno Pessoa de Araújo da cidade de Goiana (PE), como ferramenta de aprendizagem significativa no ensino formal. O programa teve como objetivo motivar os estudantes a aprender Geografia através das visitas de palestrantes que apresentaram suas vivências culturais em outros países, buscando incentivar e melhorar os resultados de aprendizagem do referido componente curricular. Por meio da palestra, a docente procurou aplicar as teorias vistas em sala, com os depoimentos dos visitantes através da relação dos espaços geográficos vivenciados, buscando apresentar através de imagens do google earth, músicas e da própria oralidade dos visitantes uma aula mais interativa e diferenciada para os alunos desta escola pública, com informações acerca da economia, população, geopolítica, gastronomia, cultura, entre outras curiosidades dos países apresentados. O artigo descreve as ações aplicadas no projeto da escola, fundamenta-se e reflete as teorias da aprendizagem significativa e a prática do ensino da geografia à luz dos autores MOREIRA (2012), MARTINS (2014), CASTELLAR (2016), PONTUSCHKA (2002), OLIVEIRA (2002) entre outros. Como resultado observou-se um crescente interesse dos alunos nas aulas de Geografia sendo observado através da frequência, no rendimento e participação nas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3645_TB7504_13102023133739.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HEVELYNE FIGUEIRÊDO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "HEVELYNE"
    "autor_email" => "hevelyne.gestao@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho apresenta o projeto escolar Conexões Geográficas, que consiste em palestras para alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Benigno Pessoa de Araújo da cidade de Goiana (PE), como ferramenta de aprendizagem significativa no ensino formal. O programa teve como objetivo motivar os estudantes a aprender Geografia através das visitas de palestrantes que apresentaram suas vivências culturais em outros países, buscando incentivar e melhorar os resultados de aprendizagem do referido componente curricular. Por meio da palestra, a docente procurou aplicar as teorias vistas em sala, com os depoimentos dos visitantes através da relação dos espaços geográficos vivenciados, buscando apresentar através de imagens do google earth, músicas e da própria oralidade dos visitantes uma aula mais interativa e diferenciada para os alunos desta escola pública, com informações acerca da economia, população, geopolítica, gastronomia, cultura, entre outras curiosidades dos países apresentados. O artigo descreve as ações aplicadas no projeto da escola, fundamenta-se e reflete as teorias da aprendizagem significativa e a prática do ensino da geografia à luz dos autores MOREIRA (2012), MARTINS (2014), CASTELLAR (2016), PONTUSCHKA (2002), OLIVEIRA (2002) entre outros. Como resultado observou-se um crescente interesse dos alunos nas aulas de Geografia sendo observado através da frequência, no rendimento e participação nas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.