O trabalho apresenta o projeto escolar Conexões Geográficas, que consiste em palestras para alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Benigno Pessoa de Araújo da cidade de Goiana (PE), como ferramenta de aprendizagem significativa no ensino formal. O programa teve como objetivo motivar os estudantes a aprender Geografia através das visitas de palestrantes que apresentaram suas vivências culturais em outros países, buscando incentivar e melhorar os resultados de aprendizagem do referido componente curricular. Por meio da palestra, a docente procurou aplicar as teorias vistas em sala, com os depoimentos dos visitantes através da relação dos espaços geográficos vivenciados, buscando apresentar através de imagens do google earth, músicas e da própria oralidade dos visitantes uma aula mais interativa e diferenciada para os alunos desta escola pública, com informações acerca da economia, população, geopolítica, gastronomia, cultura, entre outras curiosidades dos países apresentados. O artigo descreve as ações aplicadas no projeto da escola, fundamenta-se e reflete as teorias da aprendizagem significativa e a prática do ensino da geografia à luz dos autores MOREIRA (2012), MARTINS (2014), CASTELLAR (2016), PONTUSCHKA (2002), OLIVEIRA (2002) entre outros. Como resultado observou-se um crescente interesse dos alunos nas aulas de Geografia sendo observado através da frequência, no rendimento e participação nas aulas.