A escola é um local de ensino formal, que possibilita o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional dos estudantes da educação infantil à educação de jovens e adultos, e como tal, deve ser um ambiente acolhedor e que permita relações de bons tratos, cordialidade, gentileza, respeito e empatia pela diversidade social e cultural que nela estão presentes. A escola deve, dentre outras coisas, influenciar positivamente na formação de cidadãos críticos, conscientes e responsáveis por suas ações. Entretanto, infelizmente, nos últimos meses aqui no Brasil, a mídia noticiou vários ataques a escolas, que entristeceram a população brasileira. Diante do exposto, precisamos incentivar a cultura da paz nas escolas, de modo a assegurar aos estudantes, professores e a todos os funcionários da comunidade escolar, um ambiente acolhedor e seguro. Por esta razão, o presente trabalho teve como objetivo promover a reflexão sobre a manutenção da paz e o bem-estar no ambiente escolar. O estudo foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Manaus, com estudantes do segundo ano do ensino médio. Para o desenvolvimento das atividades, foram realizadas aulas expositivas dialogadas e rodas de conversas, onde os estudantes foram estimulados a pensar, refletir e discutir sobre os acontecimentos de insegurança que assolaram as escolas brasileiras ao longo dos últimos meses, bem como sobre o tipo de ambiente escolar que cada um deseja. Além disso, os estudantes foram organizados em equipe e orientados a elaborar cartazes sobre a temática em questão, de forma que pudessem expressar suas ideias e desejos de paz e segurança no ambiente escolar. Os cartazes produzidos foram utilizados para produzir um mural, que foi exposto para a comunidade escolar, com o intuito de sensibilizar os demais estudantes, bem como todas as pessoas que fazem parte da comunidade escolar a refletir sobre suas ações na promoção da paz no ambiente escolar.