O trabalho visa discutir sobre estagio e docência através dos relatos de experiências de estágios supervisionado no ensino de língua portuguesa no ensino fundamental. Assim, pretendemos fazer uma análise da concepção de professor de língua portuguesa concebidas por meio do estágio supervisionado, ou seja, através do contato real com a prática docente. O trabalho é o resultado da pesquisa “Experiência de Estágio Supervisionado: Estágio e Docência - A Concepção de Professor de Língua Portuguesa e a Relação Professor-Aluno”. O estudo parte da necessidade de se discutir e analisar a construção do fazer docente na área de língua portuguesa a partir das experiências de estagio e ação docente. Portanto, como processo investigativos verificamos no percurso histórico da Rede Federal alguns dos principais pontos nos documentos oficiais, Leis, Portarias e Decretos, averiguamos o processo de implantação das licenciaturas nos PDI’s do CEFET, e retiramos do E-mec a data de criação de cada curso. Para fundamentar o trabalho temos Moura (2007); Lima (2012); Pacheco (2010). Por fim, consideramos que o processo de implantação dos cursos de formação docente foi salutar para mecanismos de desenvolvimento da educação nacional tendo em vista a demanda crescente por acesso à educação e a formação de professores.