A ESCOLA DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS DOS LAVRADORES DE PEDRA LISA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98609 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5224 "inscrito_id" => 20613 "titulo" => "A ESCOLA DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS DOS LAVRADORES DE PEDRA LISA" "resumo" => "O Presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância da Escola de Alfabetização de crianças e adultos em Pedra Lisa, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, nas décadas de 1940 a 60. Lavradores, auto-identificados como posseiros, organizaram-se e mobilizaram-se de tal forma que romperam com paradigmas políticos e sociais da época. A Baixada Fluminense no começo do século XX era vista como o “nordeste sem seca. Esquecida pelos poderes e representantes públicos e elites cariocas, a Baixada se via imersa em diversos problemas derivados da má urbanização, saneamento e ocupação. Todavia, em meados da década de 1930, o governo federal realizou obras de saneamento e drenagem na região com o objetivo de colonizar e povoar o espaço. A partir dessas obras realizadas pelo Departamento Nacional de Obras e Saneamento ocorreu uma supervalorização das terras na região. Assim surgiram as disputas por terras e a Associação de Lavradores e Posseiros de Pedra Lisa que construiu a escola para alfabetizar os posseiros e seus filhos. Com a educação popular praticada em Pedra Liza, os camponeses buscavam transformar a realidade educacional, social e política dos lavradores-posseiros da região. Assim, a construção, gênese e desenvolvimento da Escola popular de Alfabetização de adultos em Pedra Liza ocorreu a partir deles e para eles, ou seja, foi um movimento totalmente genuíno dos anseios e demandas de uma classe que emergia como fundamental no cenário político da Baixada Fluminense na década de 50. O referencial teórico-metodológico desse trabalho se debruça na pesquisa documental e na história oral, pois a mesma além de permitir e contribuir para entender especificidades, particularidades e representações, foi, sobremaneira, peça-chave no diálogo com os atores sociais envolvidos no tema desse texto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20613_TB5224_19062023223454.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO JORDAN DA SILVA AGUIAR" "autor_nome_curto" => "EDUARDO JORDAN" "autor_email" => "eduardojordansa@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98609 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5224 "inscrito_id" => 20613 "titulo" => "A ESCOLA DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS DOS LAVRADORES DE PEDRA LISA" "resumo" => "O Presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância da Escola de Alfabetização de crianças e adultos em Pedra Lisa, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, nas décadas de 1940 a 60. Lavradores, auto-identificados como posseiros, organizaram-se e mobilizaram-se de tal forma que romperam com paradigmas políticos e sociais da época. A Baixada Fluminense no começo do século XX era vista como o “nordeste sem seca. Esquecida pelos poderes e representantes públicos e elites cariocas, a Baixada se via imersa em diversos problemas derivados da má urbanização, saneamento e ocupação. Todavia, em meados da década de 1930, o governo federal realizou obras de saneamento e drenagem na região com o objetivo de colonizar e povoar o espaço. A partir dessas obras realizadas pelo Departamento Nacional de Obras e Saneamento ocorreu uma supervalorização das terras na região. Assim surgiram as disputas por terras e a Associação de Lavradores e Posseiros de Pedra Lisa que construiu a escola para alfabetizar os posseiros e seus filhos. Com a educação popular praticada em Pedra Liza, os camponeses buscavam transformar a realidade educacional, social e política dos lavradores-posseiros da região. Assim, a construção, gênese e desenvolvimento da Escola popular de Alfabetização de adultos em Pedra Liza ocorreu a partir deles e para eles, ou seja, foi um movimento totalmente genuíno dos anseios e demandas de uma classe que emergia como fundamental no cenário político da Baixada Fluminense na década de 50. O referencial teórico-metodológico desse trabalho se debruça na pesquisa documental e na história oral, pois a mesma além de permitir e contribuir para entender especificidades, particularidades e representações, foi, sobremaneira, peça-chave no diálogo com os atores sociais envolvidos no tema desse texto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20613_TB5224_19062023223454.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO JORDAN DA SILVA AGUIAR" "autor_nome_curto" => "EDUARDO JORDAN" "autor_email" => "eduardojordansa@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }