Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFCG - CDSA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Em uma perspectiva embrionária, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem a sua edificação lastreada no Programa de Residência Médica, assumindo um papel de formação complementar dos licenciandos após a conclusão do curso de graduação. Ao longo dos itinerários históricos, o programa passou por algumas alterações, sendo incluído na formação inicial dos graduandos dos cursos de licenciatura. Assim, na atual modelagem, o PRP tem enquanto ideia norteadora, o aprimoramento das vivências no ambiente escolar, e o desenvolvimento da preparação docente para atuar diante da complexidade e dos desafios postos na educação básica brasileira. Em consonância a este processo, o PRP no curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - UFCG/CDSA, situado no campus de Sumé - PB, busca desenvolver uma articulação entre teoria e prática docente, compreendendo que as disciplinas como estágio supervisionado e prática pedagógica, apresentam-se incipientes de nutrir plenamente os licenciandos do conhecimento teórico-prático que a formação inicial de professores necessita. O presente trabalho objetiva analisar os desafios e as perspectivas geradas pelos residentes do referido curso de licenciatura diante a sua atuação no PRP. Visando atender o objetivo proposto, o referido estudo enquadra-se enquanto pesquisa quantitativa, com aplicação de questionários estruturados (compostos por vinte e duas perguntas direcionadas aos alunos do PRP), caracterizando o referido trabalho enquanto pesquisa-ação. Enfatiza-se ainda, o debate teórico-conceitual acerca de temáticas como: formação de professores e residência pedagógica, trazendo ao debate as contribuições de autores como: Candau (2019), Gomes (2020), Pimenta (2021), Barreto (2022), Machado (2014), Saviani (2013) entre outros. Após a análise dos resultados, os residentes definem o PRP enquanto uma possibilidade de vivenciar a rotina e os desafios da sala de aula, bem como, identificam neste um espaço para aprimorar e desenvolver suas práticas pedagógicas.

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