DE EXU A OXALÁ: A CRIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE RELIGIOSA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL LENDA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96600 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2584 "inscrito_id" => 5506 "titulo" => "DE EXU A OXALÁ: A CRIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE RELIGIOSA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL LENDA" "resumo" => "A escola, por tradição, é um espaço onde os sujeitos falantes se deparam com os primeiros contatos sistemáticos com alguns gêneros textuais, principalmente os escritos, trabalhados com o mesmo intuito de ensinar os alunos a ler e escrever. Segundo Schneuwly e Dolz (2004) no ambiente escolar ocorre um desdobramento do gênero textual, onde ele passa a ser, em conjunto, um objeto de ensino, uma prática de linguagem. É neste sentindo que as lendas como gênero textual constitui uma possibilidade e uma ferramenta importante para o sucesso das práticas de linguagem na escola, pois estimulam a imaginação e a curiosidade fazendo com que os alunos queiram saber cada vez mais sobre o assunto (OLIVEIRA, 2014). Sendo assim, esse gênero textual surge como narrativas que são contadas e recontadas a partir de memórias coletivas repassadas por gerações, apresentando como principais características a mistura da realidade com aspectos fantasiosos que buscam explicar a ocorrência de fatos e/ou eventos ao longo da vida de um povo ou pessoas de forma sobrenatural (ANDRADE, 2015). Dentre os tipos de lendas existentes, pode-se citar lendas religiosas que giram em torno da figura dos santos e seus comportamentos, muito presente nas religiões afro-brasileiras e de matriz africana, tais como a Umbanda e o Candomblé respectivamente, no culto aos Orixás. Nesse sentindo o presente trabalho buscou desenvolver uma sequência didática afim de estimular e propagar a diversidade religiosa além de combater o racismo estrutural ligado as religiões acima citadas. Como metodologia foi realizado uma revisão bibliográfica com os aportes teóricos de Dolz e Schneuwly (1999; 2004a; 2004b) bem como na lei nº 10.639/2003 e as questões teóricas que a circundam. Como resultado, obteve-se uma sequência didática proposta para turmas de 5 ano do ensino fundamental baseado no livro “Conhecendo os orixás de Exu a Oxalá” de Waldete Tristão (2018)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5506_TB2584_01102023184716.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Paulo Junior" "autor_email" => "paulo.junior18@estudante." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96600 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2584 "inscrito_id" => 5506 "titulo" => "DE EXU A OXALÁ: A CRIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE RELIGIOSA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL LENDA" "resumo" => "A escola, por tradição, é um espaço onde os sujeitos falantes se deparam com os primeiros contatos sistemáticos com alguns gêneros textuais, principalmente os escritos, trabalhados com o mesmo intuito de ensinar os alunos a ler e escrever. Segundo Schneuwly e Dolz (2004) no ambiente escolar ocorre um desdobramento do gênero textual, onde ele passa a ser, em conjunto, um objeto de ensino, uma prática de linguagem. É neste sentindo que as lendas como gênero textual constitui uma possibilidade e uma ferramenta importante para o sucesso das práticas de linguagem na escola, pois estimulam a imaginação e a curiosidade fazendo com que os alunos queiram saber cada vez mais sobre o assunto (OLIVEIRA, 2014). Sendo assim, esse gênero textual surge como narrativas que são contadas e recontadas a partir de memórias coletivas repassadas por gerações, apresentando como principais características a mistura da realidade com aspectos fantasiosos que buscam explicar a ocorrência de fatos e/ou eventos ao longo da vida de um povo ou pessoas de forma sobrenatural (ANDRADE, 2015). Dentre os tipos de lendas existentes, pode-se citar lendas religiosas que giram em torno da figura dos santos e seus comportamentos, muito presente nas religiões afro-brasileiras e de matriz africana, tais como a Umbanda e o Candomblé respectivamente, no culto aos Orixás. Nesse sentindo o presente trabalho buscou desenvolver uma sequência didática afim de estimular e propagar a diversidade religiosa além de combater o racismo estrutural ligado as religiões acima citadas. Como metodologia foi realizado uma revisão bibliográfica com os aportes teóricos de Dolz e Schneuwly (1999; 2004a; 2004b) bem como na lei nº 10.639/2003 e as questões teóricas que a circundam. Como resultado, obteve-se uma sequência didática proposta para turmas de 5 ano do ensino fundamental baseado no livro “Conhecendo os orixás de Exu a Oxalá” de Waldete Tristão (2018)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5506_TB2584_01102023184716.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Paulo Junior" "autor_email" => "paulo.junior18@estudante." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }