TECENDO CAMINHOS PARA NEGRITUDE: A LITERATURA E O LUGAR DO MENINO NEGRO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94860 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 295 "inscrito_id" => 6505 "titulo" => "TECENDO CAMINHOS PARA NEGRITUDE: A LITERATURA E O LUGAR DO MENINO NEGRO." "resumo" => "As discussões em torno das questões étnico-raciais e de gênero ocupam cada vez mais espaços nas estruturas sociais e dentre elas, as educacionais. Sendo assim, esse artigo tem como objetivo a avaliação de como se dá a construção da masculinidade negra, bem como a própria construção social e política da concepção de raça, uma vez que esse conceito foi utilizado como uma forma de hierarquizar uma população, sendo corroborado principalmente pelo seu passado colonial. Procura-se, também, enfatizar os debates contemporâneos em torno de uma educação antirracista e afrocentrada e como isso tem sido posto no sistema educacional brasileiro. Dessa forma, é indubitável que a educação é um pilar fundamental para a sociedade. Por isso, a Lei 10.639/03 e consequentemente a obrigatoriedade do ensino da História da Cultura Afro-Brasileira, foi e é um marco de luta e conquista do Movimento Negro e não só isso, é uma forma de resistência da população negra. Apreende-se que hodiernamente é inadmissível uma educação que não respeitam e abrace a pluralidade de ser e existir. Dessa maneira, a literatura vem como um instrumento de positivação das identidades negras, podendo tanto perpetuar, quanto romper com estereótipos. Sendo ela um instrumento de representação e ensino imprescindível desde a infância. No campo metodológico utiliza-se a proposta de revisão documental. Além de averiguar os últimos estudos relacionados aos objetivos desse artigo, também foi analisado obras de literatura infantil, lançadas após a Lei 10.639/03, mais especificamente, publicados entre 2005 - 2021, que são destinados a crianças e que tenha meninos negros como protagonistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6505_TB295_10072023134401.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORAH" "autor_nome_curto" => "DEBORAH ARRUDA" "autor_email" => "deborah.arruda@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94860 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 295 "inscrito_id" => 6505 "titulo" => "TECENDO CAMINHOS PARA NEGRITUDE: A LITERATURA E O LUGAR DO MENINO NEGRO." "resumo" => "As discussões em torno das questões étnico-raciais e de gênero ocupam cada vez mais espaços nas estruturas sociais e dentre elas, as educacionais. Sendo assim, esse artigo tem como objetivo a avaliação de como se dá a construção da masculinidade negra, bem como a própria construção social e política da concepção de raça, uma vez que esse conceito foi utilizado como uma forma de hierarquizar uma população, sendo corroborado principalmente pelo seu passado colonial. Procura-se, também, enfatizar os debates contemporâneos em torno de uma educação antirracista e afrocentrada e como isso tem sido posto no sistema educacional brasileiro. Dessa forma, é indubitável que a educação é um pilar fundamental para a sociedade. Por isso, a Lei 10.639/03 e consequentemente a obrigatoriedade do ensino da História da Cultura Afro-Brasileira, foi e é um marco de luta e conquista do Movimento Negro e não só isso, é uma forma de resistência da população negra. Apreende-se que hodiernamente é inadmissível uma educação que não respeitam e abrace a pluralidade de ser e existir. Dessa maneira, a literatura vem como um instrumento de positivação das identidades negras, podendo tanto perpetuar, quanto romper com estereótipos. Sendo ela um instrumento de representação e ensino imprescindível desde a infância. No campo metodológico utiliza-se a proposta de revisão documental. Além de averiguar os últimos estudos relacionados aos objetivos desse artigo, também foi analisado obras de literatura infantil, lançadas após a Lei 10.639/03, mais especificamente, publicados entre 2005 - 2021, que são destinados a crianças e que tenha meninos negros como protagonistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6505_TB295_10072023134401.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORAH" "autor_nome_curto" => "DEBORAH ARRUDA" "autor_email" => "deborah.arruda@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }