O trabalho com a escrita de poemas, embora muito comum, ainda encontra resistência e dificuldade, por parte de muitos professores. O trabalho busca formular, a partir de alguns poemas do autor periférico Sérgio Vaz (2021), um trajeto de identificação e posterior escrita e apresentação dos poemas elaborados pelos alunos. Com base em Soares (2009), pretende-se partir do texto literário, como “o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever”. Parte-se do questionamento sobre o modo como os textos de Sérgio Vaz e sua análise lexical podem influenciar na reflexão e interesse quanto à própria escrita. A partir das reflexões acerca de Biderman (2001), que declara que os enunciados são integrados pelas escolhas lexicais, afirmação que será atestada empiricamente pelos discentes. Supõe-se que, pela proximidade temática e temporal, os alunos percebam que a escrita de poema não envolve dom, mas como nas outras situações, necessita de trabalho e dedicação. O objetivo geral da pesquisa é que o material elaborado sirva de apoio para o trabalho de outros docentes e específico é analisar a utilização de poemas periféricos, como material para análise lexical e com a pretensão de impulsionar a escrita. O método utilizado é o de oficinas, como sugere Jolibert (1994) e, as aulas vão, sucessivamente, apresentar os poemas de Sérgio Vaz, fazer um levantamento, a partir da percepção dos alunos sobre as escolhas lexicais do poeta, os estudantes sugerem temas para a escrita, o professor seleciona textos de diversos gêneros que dialoguem com as temáticas escolhidas e, após leitura, os alunos escrevem. O produto pode, ainda, ser apresentado para a comunidade escolar por meio de slams.