Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIAS FORMATIVAS DE RESIDENTES DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS VALE DO RIO MADEIRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95025
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 520
    "inscrito_id" => 9643
    "titulo" => "VIVÊNCIAS FORMATIVAS DE RESIDENTES DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS VALE DO RIO MADEIRA"
    "resumo" => "A formação de pedagogos (as) passa por diferentes espaços e contextos formativos, dentre os quais situamos os potencializados por meio do Programa Residência Pedagógica, ao propiciar a vivência e experienciação da docência nos espaços educacionais que contribuem para a formação inicial de professores. No Campus Vale do Rio Madeira, da Universidade Federal do Amazonas foi desenvolvido o Subprojeto de Pedagogia por meio do edital n. 011/2020 (elaborado pela Pró\x02Reitoria de Ensino de Graduação), correspondendo a segunda edição do programa, contudo houve enfretamentos não planejados, considerando que ocorreu no contexto da pandemia do Covid-19. Esta situação gerou os questionamentos da pesquisa: como foram desenvolvidas as atividades programadas da residência do Subprojeto de Pedagogia? Como os residentes vivenciaram a experiência docente nas escolas-campo em tempos de pandemia? Neste trabalho apresentamos reflexões dos residentes a partir da análise dos relatórios finais que foram produzidos no final do programa, isto significa que esta investigação tem base na pesquisa documental, priorizando a análise interpretativa. Os resultados indicam que houve desafios nesse processo: péssima qualidade de acesso à internet, dificuldade de acompanhamento e orientação nos grupos das turmas via whatsapp, pouca interação e abertura dos professores, falta de conhecimento e domínio das tecnologias digitais, evidenciando insatisfação dos residentes em relação ao ensino remoto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "658194be4449b_19122023100358.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2023-12-19 10:03:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILIANE CÂNDIDO VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LEILIANE"
    "autor_email" => "vleiliane90@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95025
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 520
    "inscrito_id" => 9643
    "titulo" => "VIVÊNCIAS FORMATIVAS DE RESIDENTES DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS VALE DO RIO MADEIRA"
    "resumo" => "A formação de pedagogos (as) passa por diferentes espaços e contextos formativos, dentre os quais situamos os potencializados por meio do Programa Residência Pedagógica, ao propiciar a vivência e experienciação da docência nos espaços educacionais que contribuem para a formação inicial de professores. No Campus Vale do Rio Madeira, da Universidade Federal do Amazonas foi desenvolvido o Subprojeto de Pedagogia por meio do edital n. 011/2020 (elaborado pela Pró\x02Reitoria de Ensino de Graduação), correspondendo a segunda edição do programa, contudo houve enfretamentos não planejados, considerando que ocorreu no contexto da pandemia do Covid-19. Esta situação gerou os questionamentos da pesquisa: como foram desenvolvidas as atividades programadas da residência do Subprojeto de Pedagogia? Como os residentes vivenciaram a experiência docente nas escolas-campo em tempos de pandemia? Neste trabalho apresentamos reflexões dos residentes a partir da análise dos relatórios finais que foram produzidos no final do programa, isto significa que esta investigação tem base na pesquisa documental, priorizando a análise interpretativa. Os resultados indicam que houve desafios nesse processo: péssima qualidade de acesso à internet, dificuldade de acompanhamento e orientação nos grupos das turmas via whatsapp, pouca interação e abertura dos professores, falta de conhecimento e domínio das tecnologias digitais, evidenciando insatisfação dos residentes em relação ao ensino remoto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "658194be4449b_19122023100358.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2023-12-19 10:03:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILIANE CÂNDIDO VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LEILIANE"
    "autor_email" => "vleiliane90@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação de pedagogos (as) passa por diferentes espaços e contextos formativos, dentre os quais situamos os potencializados por meio do Programa Residência Pedagógica, ao propiciar a vivência e experienciação da docência nos espaços educacionais que contribuem para a formação inicial de professores. No Campus Vale do Rio Madeira, da Universidade Federal do Amazonas foi desenvolvido o Subprojeto de Pedagogia por meio do edital n. 011/2020 (elaborado pela PróReitoria de Ensino de Graduação), correspondendo a segunda edição do programa, contudo houve enfretamentos não planejados, considerando que ocorreu no contexto da pandemia do Covid-19. Esta situação gerou os questionamentos da pesquisa: como foram desenvolvidas as atividades programadas da residência do Subprojeto de Pedagogia? Como os residentes vivenciaram a experiência docente nas escolas-campo em tempos de pandemia? Neste trabalho apresentamos reflexões dos residentes a partir da análise dos relatórios finais que foram produzidos no final do programa, isto significa que esta investigação tem base na pesquisa documental, priorizando a análise interpretativa. Os resultados indicam que houve desafios nesse processo: péssima qualidade de acesso à internet, dificuldade de acompanhamento e orientação nos grupos das turmas via whatsapp, pouca interação e abertura dos professores, falta de conhecimento e domínio das tecnologias digitais, evidenciando insatisfação dos residentes em relação ao ensino remoto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.